Cidades

Vigilância Sanitária descarta irregularidades no combate ao Coronavírus em Ipatinga

IPATINGA – A Vigilância Sanitária da Superintendência Regional de Saúde, órgão ligado ao Estado, encaminhou à Administração de Ipatinga, na semana passada, um relatório dando conta de que não encontrou nenhuma irregularidade nos procedimentos e tampouco qualquer erro de conduta nas medidas adotadas pelo município no enfrentamento à Covid-19. O documento foi enviado ao Ministério Público Estadual, que solicitou averiguação, via Vigilância Sanitária.

O ofício responde representação que foi apresentada à instituição com alegações de que o município de Ipatinga teria agido com negligência, imperícia e imprudência no trato da não proliferação do Coronavírus, no interior das suas unidades de saúde e hospitalares.

No mês de agosto, uma equipe da Superintendência Regional de Saúde esteve no Hospital Municipal para realizar uma auditoria. 

ANÁLISES

Entre outras coisas, a Vigilância analisou os prontuários de alguns pacientes que vieram a óbito em decorrência da Covid-19; verificou o controle e estoque de Equipamentos de Proteção Individual (EPI); a higienização dos espaços hospitalares; sinalização dos ambientes; protocolos para isolamento de pacientes, e a capacitação de profissionais para o enfrentamento da pandemia.  Em contraposição a todas as denúncias citadas, o município recebeu parecer favorável da Vigilância Sanitária.

Outra acusação que também foi averiguada pelo órgão foi a de que os leitos de UTI Covid-19 supostamente não estariam devidamente equipados. “Não procede a denúncia de que os respiradores adquiridos através do pregão realizado em 17 de junho não chegaram aos leitos do Hospital Municipal”, concluiu a auditoria.

SERIEDADE

Para a secretária municipal de Saúde, Érica Dias, o resultado da apuração demonstra, entre outras coisas, “a seriedade da Administração no enfrentamento da doença”. Ela acrescentou: “Ipatinga tem sido uma referência no combate a essa terrível pandemia. Temos utilizado de forma responsável todos os recursos destinados ao município. A equipe técnica do município criou diversos protocolos de enfrentamento à doença, todos baseados em orientações do Ministério da Saúde”, enfatizou.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com