Esportes

VI Run For Parkinson reúne cerca de 750 pessoas

Evento promovido pela Associação dos Parkinsonianos de Minas Gerais (Asparmig) contou com apoio da Prefeitura de Ipatinga

IPATINGA – Com intuito de divulgar o Dia Mundial da Doença de Parkinson, 11 de abril, e conscientizar a população quanto aos sintomas e a importância do diagnóstico precoce da enfermidade, a Associação dos Parkinsonianos de Minas Gerais (Asparmig), com apoio da Prefeitura de Ipatinga, promoveu a VI Run For Parkinson Brasil. A corrida, que contou com a participação de mais de 750 pessoas, foi realizada no Parque Ipanema, no domingo (5).

Entre os corredores estavam o prefeito Nardyello Rocha e sua esposa, a atleta Aline Franco Rocha. O casal percorreu 1.750 metros, cumprindo uma volta no entorno do Parque Ipanema, para demonstrar a sua solidariedade à causa.

“Fico muito feliz de logo pela manhã ver o Parque Ipanema tão cheio, ver as famílias marcando presença nos eventos realizados aqui no nosso principal cartão postal. Sinto-me mais feliz ainda porque a causa da corrida de hoje é nobre, de conscientização e superação. O uso da prática desportiva como instrumento de socialização e promoção da saúde é fantástico. Por isso fiz questão de comparecer e dar o meu apoio à luta contra a doença de Parkinson”, disse Nardyello.

ROTARY

Além da Prefeitura, entre outros organismos a corrida contou também com a parceria do Rotary Club da região. Estava presente a presidente da Comissão Distrital da Fundação Rotária de Belo Horizonte/Mangabeiras, Tânia Maria Diniz Andrade.

“Já acompanho esse evento na cidade de Ipatinga há seis anos e digo que da primeira vez que vim para hoje o movimento cresceu muito e virou um evento profissional. Como porta-voz do clube de serviço, quero agradecer a todos os rotarianos que abraçaram essa causa e prepararam tudo com muito carinho, desde a inscrição até os lanches, que são todos gratuitos. Admiro demais a causa dos parkinsonianos e estou feliz com o resultado”, comemorou Tânia.

Portador da doença de Parkinson, Eduardo Rocha venceu todos os seus limites e completou a prova com sucesso

SUPERAÇÃO

Durante a corrida, o que não faltou foi superação. Diagnosticado com Parkinson aos 19 anos, Eduardo Rocha, que hoje tem 23 anos, conseguiu cumprir uma volta completa no entorno do Parque com a ajuda de amigos e familiares.

A mãe de Eduardo, a aposentada Cremilda Cunha, conta que esta é a terceira vez que o filho participa do evento. Ela revelou que este ano ele está extremamente debilitado, o que dificultou um pouco o cumprimento do percurso. “A doença está progredindo muito rápido. Com isso, ele é totalmente dependente, perdeu a autonomia e está praticamente cadeirante. Então, para o Eduardo, essa corrida é uma vitória. Primeiro porque ele sente que a sociedade abraçou a causa dos parkinsonianos e segundo pela superação de vencer os próprios limites”, disse a mãe, agradecida pela grande adesão do público ao evento.

HISTÓRIA

Também se fez presente no Parque Ipanema a presidente da Associação dos Parkinsonianos de Minas Gerais (Asparmig), Janette de Melo Franco. Foi ela quem trouxe para o Brasil, em 2012, o primeiro Run For Parkinson. O evento nasceu na Espanha e chegou a Ipatinga no ano de 2014.

Diagnosticada com a doença de Parkinson há 10 anos, Janette disse que foi convidada a promover o evento em nível nacional, e ele aconteceu pela primeira vez na capital mineira. “Abracei essa causa pela necessidade de ter mais informação, porque quando você recebe o diagnóstico você fica perdida e sem referência. E também com a ideia de conhecer outras pessoas que também são portadoras da doença. O evento para mim acaba se tornando a vacina contra os sintomas. Ele motiva a minha caminhada. Eu vivo hoje sem sintoma porque eu estou plena de realização”, relatou.

Janette Franco ainda comentou que, “felizmente, na cidade de Ipatinga, a sociedade, as empresas e o poder público têm abraçado a causa. Aqui o evento criou fidelidade, e a cada dia que passa tem se tornado maior”, celebrou.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com