Cidades

Vereadores revogam lei das sacolas

Nardyello Rocha discursa no plenário da Câmara em sua última sessão como presidente: ele ficou emocionado (Crédito: CMI)

IPATINGA – Pouco mais de um mês depois de ter sido iniciada, a proibição da distribuição de sacolas plásticas na cidade foi derrubada nesta quinta-feira (27), durante a última reunião do Legislativo em 2012.
A matéria havia sido elaborada pelos vereadores César Custódio (PT) e Maria do Amparo (PDT) e entrou em vigor no dia 15 de novembro deste ano. No entanto, a lei causou polêmica na cidade devido à comercialização das embalagens pelos comerciantes. Segundo eles, a sacola ecológica, que deveria ser usada em conformidade com a lei, era muito cara e não podia ser distribuída gratuitamente. Elas então passaram a ser vendidas a um preço médio de R$ 0,20.

Os vereadores Adelson Fernandes (PSB) e Pedro Felipe (PTB) entenderam que a nova lei trazia prejuízos ao consumidor e também ao comércio local, uma vez que, segundo eles, muitos ipatinguenses estavam se dirigindo a outras cidades da região para fazer suas compras.

Os dois então propuseram um projeto de revogação da lei das sacolinhas, que foi colocado em votação e aprovado pela primeira vez na reunião ordinária da semana passada. Na oportunidade, somente dois vereadores foram
contrários à revogação: o autor César Custódio e seu colega petista Agnaldo Bicalho.
Na reunião de quinta-feira (27) a votação foi mantida, e a lei, então, foi suspensa na cidade. Caberá agora ao Executivo a decisão de sancionar, ou não, a matéria.

Após o fim da reunião, César afirmou que houve um retrocesso na cidade e acusou a Prefeitura Municipal de negligência no que diz respeito à divulgação da lei criada por ele. Ele confirmou que a população repudiou a legislação pelo fato de os comerciantes estarem vendendo as sacolas, o que não estava previsto em seu projeto.
“Fizemos nossa parte. Fiz um substitutivo para proibir a venda das sacolas e mesmo assim fomos surpreendidos com a revogação da lei. Fomos voto vencido e, a meu ver, é a cidade que sai perdendo”, afirmou César Custódio.
O projeto de revogação seguirá agora para a sanção do Executivo. As sacolas plásticas poderão voltar ao comércio assim que a lei for publicada.


Reunião é marcada por despedidas emocionadas
Ipatinga
– A última reunião da atual legislatura da Câmara de Ipatinga durou mais de uma hora, tempo bem maior do que os últimos encontros na Casa. Logo de início, o presidente Nardyello Rocha (PSD) anunciou a inauguração do novo Centro de Atenção ao Cidadão (CAC) da Câmara, que passará a funcionar em um cômodo anexo ao prédio e atenderá à população com serviços diversos.

Após a solenidade de descerramento da placa do CAC, os vereadores retornaram ao Plenário e foi aberto espaço na tribuna para que eles pudessem falar. O primeiro foi Dário Teixeira (PT), que após três mandatos consecutivos, não terá uma cadeira no Legislativo no ano que vem. Em tom de despedida, ele agradeceu o apoio dos colegas nos últimos anos e disse que fez grandes amigos na Casa. Dário foi seguido por Pedro Felipe (PTB) e César Custódio (PT), que também deixam a Câmara no ano que vem e fizeram um balanço de seus mandatos.

Quem também usou o plenário para discursar foram os vereadores Nilton Manoel (PSD), Roberto Carlos (PV) e Agnaldo Bicalho (PT), que rendeu belas palavras a Nardyello Rocha, ao qual chamou de grande amigo e companheiro. Nardyello se emocionou com as palavras de Bicalho e chorou.

O atual presidente também tomou a palavra e agradeceu a todos que contribuíram para sua gestão, que se encerra no dia 31. Ele ressaltou que foi o primeiro vereador eleito nascido em Ipatinga e falou sobre as conquistas do seu mandato à frente da Mesa Diretora, como os certificados ISO 9001 e 14001, além dos planos de carreira para os servidores da Casa, segundo ele, um dos melhores do país. Nardyello deixa seu cargo a partir de 2013 e sobre seu futuro, ele disse que pretende descansar uns dias e voltar ao trabalho, sem dar mais detalhes.

Na reunião foram aprovados sete projetos e também foi lida a redação final da resolução 29, que concede aos vereadores de Ipatinga o benefício do 13° salário e que havia sido aprovado na semana passada, conforme publicado pelo DIÁRIO POPULAR no último dia 21.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com