Cidades

Vereadores mirins de Ipatinga em 2019 terão que ser “ficha limpa”

IPATINGA – A Câmara Mirim de Ipatinga irá mudar os critérios para escolha dos vereadores mirins em 2019.  Baseado no exemplo da Escola Municipal Chirlene Cristina Pereira, localizada no Bairro Betânia, que elegeu líderes de turma com base em alunos “fichas limpas”, a Câmara Mirim irá mudar seu Regimento Interno para assegurar que os próximos concorrentes ao cargo de vereador mirim também sejam “fichas limpas”.

“Sobre aluno ficha limpa, entenda-se aquele que tem bom comportamento na escola, rendimento escolar acima da média, que é 60%, não possua ocorrência disciplinar por desrespeito aos professores, colegas e a comunidade escolar como um todo”, explicou a diretora da escola Rita Beatriz.

Ao saber que a Câmara vai mudar os critérios da escolha dos vereadores mirins tomando como base o projeto dos líderes de turma, que foi criado na sua escola, a diretora se sentiu grata. “Sobretudo porque este projeto criado é fruto de muito envolvimento de professores, coordenadores e conselho escolar”, disse ela.

PROCESSO

O líder de turma reúne-se uma vez por mês e delibera em ações que favorecem o contato do aluno com a equipe diretiva. Como exemplo prático, podemos citar que uma das tarefas dos líderes este mês foi dialogar com os demais alunos para, juntos, fecharem a lista de aquisição de novos livros a serem comprados na escola.

“Por intermédio do líder, os demais alunos passam a ter voz na comunidade escolar”, comentou a professora da escola Suzimar Assunção.

O superintendente do Centro de Atenção ao Cidadão da Câmara de Ipatinga (CAC), órgão responsável pela Câmara Mirim, Tadeu Figueiredo, avaliou que a mudança regimental da Câmara Mirim significará uma alteração de postura frente a uma realidade política.

“Nada mais justo que exigir de quem pleiteia um cargo atitudes que o capacitem a ocupar uma cadeira como representante dos demais alunos. A longo prazo, isso significa que o aluno irá observar mais em quem votar, ensinando a eleger melhor seus representantes. É uma mudança de postura escolar, que reflete numa postura de vida. É um verdadeiro exercício de cidadania”, elogiou ele.

As próximas eleições da Câmara Mirim ocorrerão em outubro de 2019. Participam alunos de todas as escolas de Ipatinga, quer sejam públicas ou particulares.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com