Cidades

Vereadores eleitos no Câmara Jovem tomam posse na segunda

O projeto, que teve início no primeiro semestre desse ano, contou com a realização de palestras, antes das eleições mirins

TIMÓTEO – Na próxima segunda-feira (12), a partir das 19 horas, os estudantes eleitos para o Câmara Jovem serão empossados. No total, 12 vereadores – sendo um representante por escola – irão participar da primeira legislatura. O evento, que acontece no Plenário da Câmara Municipal de Timóteo, a partir das 19h, contará com a presença de vereadores, escolas participantes e familiares dos vereadores jovens eleitos. O presidente da Câmara, Douglas Willkys, conduzirá a cerimônia de posse.

Após serem empossados, os vereadores jovens definirão os cargos de presidente, vice, primeiro e segundo secretários. A reunião para a eleição da Mesa Diretora será presidida pelo vereador jovem mais votado, semelhante ao que ocorre na instauração de uma nova legislatura na Câmara Municipal. Definida a composição da Mesa, os vereadores participarão de votação para aprovação do regimento interno do Câmara Jovem.

O projeto, que teve início no primeiro semestre desse ano, foi realizado em duas etapas: a primeira consistiu em palestras – tanto na sede do Legislativo como nas escolas – para que os estudantes pudessem conhecer as instalações da Câmara de Timóteo e se conscientizarem do trabalho realizado pelos vereadores. Com o encerramento das palestras, teve início o processo eleitoral, com a realização de campanhas e as eleições, que aconteceram separadamente em cada escola. Participaram 12 escolas das redes pública (municipal e estadual) e particular de ensino, somando mais de quatro mil alunos.

O PROJETO
O Câmara Jovem é um projeto da Câmara Municipal de Timóteo que tem como objetivo despertar a cidadania nos estudantes e proporcionar a integração deles com o Poder Legislativo, de forma a ensiná-los o papel desempenhado pelos vereadores como representantes do povo. “Queremos trazer esses jovens para a Câmara e fazer com que suas vozes sejam ouvidas. São eles que levantarão as demandas das escolas, do bairro em que vivem, ou seja, da cidade como um todo”, destacou Douglas Willkys. Em consonância com o processo de inclusão social, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) também integra o Câmara Jovem.

PLEITO
As eleições, finalizadas em julho, foram realizadas nas próprias escolas. No total, foram apurados 2.968 votos, sendo 188 nulos e 117 brancos. A escola com maior número de votos foi a escola estadual Antônio Silva, do Centro-Norte, com 566 votantes. Cada escola elegeu um representante ao Câmara Jovem. Os eleitos foram: – Escola Estadual Antônio Silva: Rityelle Gonçalves (202 votos). – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE: Hariousto Jackson (33 votos) – CEC: Cayck Souza (70 votos) – Escola Municipal Novo Tempo: Jorge Luis (47 votos) – Escola Municipal Limoeiro: Mateus Luiz (118 votos) – Escola Municipal Timóteo: Bruna Vanessa (117 votos) – Escola Estadual Leôncio Araújo: Tiago Oliveira (64 votos) – Escola Estadual JK: Gabriel Henrique (49 votos) – Colégio Lúcia Casassanta: João Vítor (90 votos) – Imett: Gabriel Felipe (122 votos) – Mamp: Maria Salete (205 votos) – Escola Estadual João Cotta: Jhamaika de Souza (63 votos) .

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com