Cidades

Vereadores de Fabriciano recorrem ao DNIT regional

Parlamentares se reuniram em Belo Horizonte com representantes do Dnit para tratar da liberação da ponte

BELO HORIZONTE – Uma comissão especial de vereadores da Câmara de Coronel Fabriciano esteve na manhã de ontem (29) na sede da Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT) em Belo Horizonte para tratar das obras de recuperação da Ponte Velha que liga os municípios de Coronel Fabriciano e Timóteo.

Os parlamentares Marcos da Luz (PT), Djalma Eugênio (PT), Andréia Botelho (PSL), Nivaldo Lagares (PDT), Adriano Moreira (DEM) e Luciano Lugão (PSD), acompanhados da Procuradoria Jurídica da Casa, se reuniram com José Maria da Cunha, superintendente da regional Minas Gerais do DNIT, e com Álvaro Campos de Carvalho, chefe de serviço e engenharia.

Os representantes do Legislativo obtiveram a confirmação de que um decreto está sendo preparado pela regional do órgão federal para que a contratação do projeto de engenharia e a execução da obra de reparo na Ponte Velha possam ser feitas com dispensa de licitação. As perspectivas são de que em abril o tráfego no local já esteja liberado.

“Vai ser decretado estado de emergência para que os reparos possam acontecer. A publicação do decreto dele vai levar ainda 15 dias. Só depois disso que a direção nacional do DNIT poderá ratificar o documento. Cumprida essa exigência, então passa contar o prazo de 180 dias, isso desde a interdição da ponte em 5 de novembro, para que o obra seja iniciada e concluída”, explicou Marcos da Luz.

O petista ponderou que o desgaste ocorrido na ponte foi causado pelo intenso tráfego de carros, algo em torno de 16 mil veículos diariamente. A informação foi fornecida pelo laudo elaborado por técnicos do DNIT.

Outro importante ponto da reunião foi a confirmação de que o tráfego na ponte não será liberado sequer para a passagem de veículos pequenos até que os reparos estejam concluídos.
“Foi constatado que houve comprometimento na fundação da ponte. Por isso, José Maria nos informou que não vai ser possível liberar parcialmente a ponte”, declarou o vereador.

COMISSÃO
A comissão que esteve em Belo Horizonte foi nomeada pelo presidente da Câmara de Coronel Fabriciano, Francisco Pereira Lemos (PSD). O ex-delegado esteve por duas vezes na sede do DNIT reunido com técnicos do órgão para agendar o encontro de ontem (29).

“Sabemos do impacto negativo que a interdição dessa obra está trazendo para a cidade. Acredito que é preciso força política para que a reforma possa acontecer. Foi pensando nisso que nomeamos a comissão para estar no DNIT. Recordo que quando a ponte sobre o Rio das Velhas caiu, na entrada de Belo Horizonte, deu problema. Falaram que não tinha dinheiro para consertar. Mas bastou pressão política que a situação se resolveu. No que depender do Legislativo, não mediremos esforço para que a comissão cumpra com seu papel. Se for preciso enviaremos os nossos vereadores até mesmo ao órgão em Brasília”, afirmou o presidente, em visita à redação do DIÁRIO POPULAR na tarde de ontem.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com