Nacionais

Vereador denuncia fechamento da Farmácia Popular em Fabriciano

FABRICIANO – A Prefeitura de Coronel Fabriciano está prestes a fechar nos próximos dias a sua unidade do Programa Farmácia Popular do Brasil, que atualmente funciona na rua Coronel Silvino Pereira, nº 204, no Centro da cidade. A denúncia foi feita ontem pelo vereador Marcos da Luz (PT), que lamentou a ineficiência de gestão à frente do município. “É lamentável mais esta triste notícia para a nossa cidade. Estão fechando tudo. É muita incompetência. Este governo municipal é uma lástima. O povo está pagando caro pela escolha que fez”, afirmou.

DESABILITADO
O município foi desabilitado do Programa através da Portaria nº 1.630/2017, do Ministério da Saúde, publicada no Diário Oficial da União (DOU), edição nº 125, desta segunda-feira, dia 3. A Secretaria Municipal de Saúde deve encaminhar os procedimentos necessários à devolução dos recursos ao Fundo Nacional de Saúde (FNS).
“O prefeito podia ter usado seus contatos em Brasília e interlocução com o governo federal para evitar o fechamento de nossa Farmácia Popular. Já não tem remédio nos postos, a saúde pública está precária e ainda fecham a única opção que as pessoas mais necessitadas possuíam”, reclamou o vereador.

PROGRAMA
Implantado em Fabriciano há 11 anos, por meio da Portaria de Habilitação nº 155, de 19 de janeiro de 2006, numa parceria entre o município e a União, a Farmácia Popular garantia a dispensação de medicamentos à população a baixo custo, de forma subsidiada com o incentivo financeiro do Programa.

EXAMES

Outra denúncia feita pelo parlamentar foi com relação à paralisação esta semana do fornecimento de autorização para exames laboratoriais pelo SUS em Fabriciano. Segundo informações, os laboratórios da rede conveniada receberam ordem para suspender o atendimento, sem previsão de retorno. “Outra vez, as pessoas mais carentes que precisam do exame para o tratamento de saúde estão sendo prejudicadas por ações desastrosas da atual administração”, enfatizou Marcos da Luz.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com