Cidades

Vendas de aço no País devem cair mais de 15%

Arquivo DP

RIO – Revisão do Aço Brasil para 2015 projeta redução da produção de aço bruto de 3,4% em relação a 2014, alcançando 32,8 milhões de toneladas. As vendas internas de produtos siderúrgicos têm previsão de queda de 15,6% este ano em relação ao ano anterior, atingindo 18,3 milhões de toneladas.

Estima-se que o consumo aparente de aço no País será de 22,3 milhões de toneladas, o que representa redução de 12,8% na comparação com 2014 e retorno ao patamar de 2007, que foi de 22,1 milhões de toneladas. As importações deverão atingir 4,0 milhões de toneladas, representando alta de 0,8%.

DETERIORAÇÃO

A deterioração do cenário político-econômico nacional foi determinante na piora do desempenho verificado na indústria brasileira do aço neste ano assim como de seus principais segmentos consumidores. Os setores automotivo, de construção civil e de máquinas e equipamentos, responsáveis por quase 80% do consumo de aço no Brasil, vêm registrando quedas sucessivas em seus resultados.

Devido à conjuntura atual, o mercado doméstico encolheu, aguçando ainda mais as dificuldades que a indústria nacional já tem, há muitos anos, de concorrer com os importados devido ao conhecido Custo Brasil.

IMPORTAÇÃO EM ALTA
Apesar das difíceis condições do mercado internacional, por conta do elevado excedente de capacidade da ordem de 700 milhões de toneladas, as exportações vêm apresentando alta nos últimos meses por conta de operações “inter companies” de fornecimento de semiacabados para alimentar plantas na Europa e nos EUA e também devido a ações emergenciais do setor para evitar redução ainda maior do grau de utilização da capacidade instalada.

Como consequência do atual nível de utilização da capacidade, de junho/2014 a junho/2015, 11,2 mil colaboradores do setor tiveram que ser dispensados, unidades de produção foram paralisadas ou desativadas e investimentos da ordem de US$ 2,1 bilhões foram suspensos.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com