Cidades

Vem pra Rua reúne cerca de 5 mil no Vale do Aço

IPATINGA – Os atos de protesto do movimento Vem pra Rua realizados contra o governo no domingo (15) reuniram centenas de pessoas nas três principais cidades do Vale do Aço. Os números, entretanto, não chegaram a surpreender. Os manifestantes protestaram contra a corrupção e pediram o impeachment da presidente Dilma Rousseff.

Algumas ruas e avenidas tiveram que ser interditadas, segundo a PM, para garantir a organização das manifestações, que começaram às 9:00h, com concentração nas principais praças de Coronel Fabriciano, Ipatinga e Timóteo. Ainda de acordo com a PM, os protestos foram pacíficos e não houve qualquer registro de confusão. Eles terminaram por volta do meio-dia.

IPATINGA

Em Ipatinga, onde foi registrada a maior mobilização, cerca de 500 pessoas, de acordo com a Polícia Militar, e 3 mil segundo organizadores, saíram da Praça dos Três Poderes, no Centro, em direção ao Parque Ipanema, de forma pacífica.

Para comandar a passeata, um carro de som foi contratado para guiar os manifestantes pelas ruas da cidade; eles carregavam faixas, cartazes e vestiam camisas com as cores da bandeira do Brasil. Alguns usavam o nariz de palhaço e camisas pedindo a saída de Dilma e do Partido dos Trabalhadores (PT) do governo.

SEGURANÇA
Pelos principais pontos da cidade, a polícia organizou pequenos grupos de militares para manter a ordem. De acordo com o capitão da PM, Ademir Dias Cardoso, 180 policiais foram mobilizados para manter a ordem durante o protesto.

“Organizamos um aparato grande de militares para manter o direito de todos se manifestarem, mas garantindo a integridade do patrimônio público e até mesmo a segurança das pessoas envolvidas. Não tivemos nenhum trabalho, o que parece é que todos vieram pela paz e com objetivo voltado ao manifesto”, explicou.

INDIGNAÇÃO

Vestida com uma camisa verde e segurando a bandeira do Brasil, a técnica de Segurança do Trabalho, Jussara Justino, disse que não defende nenhum partido e que o seu objetivo no movimento é mostrar a indignação diante de todos os problemas enfrentados no país. “Queremos mostrar a nossa indignação e repúdio, acerca da crescente onda de corrupção e impunidade que foi instaurada no nosso país. Não se trata de partido, porque sabemos que tem vários políticos de diversas legendas. O negócio é que não pode continuar como está”, disse.

TIMÓTEO
Em Timóteo, até as 10h30 da manhã, cerca de 100 manifestantes, segundo a organização, se reuniram da Praça 1º de Maio e percorreram várias ruas da cidade, passando pela Feira Livre do Timirim, até o hospital Vital Brazil. A coordenadora do evento, Conceição Dutra Reis, esperava que a manifestação reunisse cerca de mil pessoas ao longo do dia, mas os manifestantes saíram do local no início da tarde. O major da Polícia Militar, Luiz Magalhães, informou que no momento de maior aglomeração havia cerca de 1,8 mil manifestantes.

Ainda de acordo com a coordenadora, o protesto foi organizado e apoiado por entidades do município, como Associação dos Médicos de Timóteo, que atuam no Hospital Vital Brasil, Lions Clubes, Rotary Clube e entidades religiosas.

“O nosso objetivo é um só: queremos mostrar a indignação de todos com a corrupção que está instaurada dentro da Petrobras e reflete na vida de cada um de nós brasileiros. Me envergonho ao ver o noticiário mostrando tantas coisas ruins acontecendo, e o desespero de todos diante do aumento dos produtos, como gasolina, alimento e luz. Esse é um ato pacífico, mas de extrema importância”, relatou.

FABRICIANO
A concentração de Fabriciano foi em um ponto da avenida Magalhães Pinto, no centro da cidade. Apitos e cartazes foram os instrumentos de protesto dos 80 manifestantes que estiveram no local, segundo a PM, e 100 pessoas, segundo os organizadores.

A coordenadora do evento, Gil Costa, diz que o movimento é um espelho dos demais protestos que estão ocorrendo no país. “Representamos em Fabriciano a parcela da população que está insatisfeita com o governo. Queremos o fim desta corrupção”, sentenciou.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com