Cidades

Vale do Aço sai às ruas em ato de protesto contra Bolsonaro e o genocídio

IPATINGA – Ocorreram neste sábado (19) em mais de 400 cidades brasileiras as manifestações contra Bolsonaro e o genocídio do povo brasileiro promovido pelo governo federal. O movimento teve pauta principal “vacina no braço e comida no prato!”, cobrando agilidade no processo de vacinação, fora Bolsonaro, fim do desemprego e várias outras reivindicações. No Vale do Aço, a manifestação regional foi realizada em Ipatinga.

A vereadora Cida Lima e liderança populares durante o ato em Ipatinga

Convocada pelo Fórum Em Defesa da Vida que reúne diversos movimentos sociais populares e indentitários, partidos de esquerda e democrático-populares, a manifestação contou com centenas de participantes.

A concentração dos manifestantes teve início às 9 horas, na Praça 1° de Maio, no centro da cidade. Empunhando faixas e cartazes sobre às suas diversas pautas, os participantes saíram em caminhada pelas  avenidas 28 de Abril e João Valentim Paschoal e se dirigiram até  Praça dos 3 Poderes, em frente à Prefeitura e Câmara Municipal.

A passeata percorreu as avenidas 28 de Abril e João Valentim Pascoal

VACINA E AUXÍLIO

Durante a caminhada, gritando por vacina para todas e todos, os manifestantes protestavam contra a política do Governo Federal, diante da crise sanitária. Entre as diversas reivindicações, exigião um Auxílio Emergencial de R$ 600,00, uma Política de Geração de Emprego e Renda além de mais verbas para a educação e saúde. O ato também denunciou o entreguismo criminoso das privatizações das empresas estatais, o genocídio indígena, da população negra e a violência de gênero.

Dispersão em frente à Praça dos Três Poderes

GENOCÍDIO

Na Praça dos 3 Poderes, enquanto poetas recitavam seus versos ao som de tambores, os manifestantes depositavam cruzes nos jardins, simbolizando as vítimas do Vale do Aço e o meio milhão de brasileiras e brasileiros mortos pela Covid-19. O encerramento se deu com a reafirmação de que a luta vai continuar e novas manifestações serão organizadas. Aos gritos de “Basta! Fora Bolsonaro e seu governo!”, aos poucos foram se dispersando.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com