Cidades

Vacinação contra HPV tem início em Timóteo

O público alvo são meninas na faixa etária de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos da rede municipal, estadual e particular de ensino

TIMÓTEO – A Prefeitura Municipal iniciou na terça-feira (27) a vacinação contra HPV, Meningite e Triviral nas escolas municipais, estaduais e particulares do município. A campanha irá até o dia 27 de outubro com agendamento prévio nas próprias unidades escolares.

O público alvo são meninas na faixa etária de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos que deverão apresentar autorização prévia dos pais e o cartão de vacinação.

Segundo a enfermeira Janeiva Pires, do setor de Epidemiologia, são necessárias duas doses aplicadas com intervalo de seis meses. “Além do HPV, estamos atualizando a vacina contra a Meningite e a Triviral para aqueles adolescentes que não tomaram a segunda dose”, explica Janeiva. A medida evita a ocorrência de doenças entre os adolescentes como sarampo, febre amarela, caxumba, rubéola e HPV, dentro e fora do ambiente escolar.

PAPILOMA VÍRUS

Desde 2014, o Ministério da Saúde disponibiliza a vacina contra o papiloma vírus humano (HPV) no Sistema Único de Saúde (SUS) com o objetivo de evitar a expansão do vírus no país.

De acordo com os dados do Centro Internacional de Pesquisas sobre o Câncer (CIIC) vinculado à Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2018, foram diagnosticados quase 570 mil novos casos de câncer de colo do útero em todo o mundo. No Brasil, o câncer de colo de útero é o terceiro tumor maligno mais frequente entre as mulheres, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Foram 16,3 mil novos casos no ano passado e 5,7 mil mortes. No mundo, mais de 300 mil mulheres morrem a cada ano vítimas da doença.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com