Cidades

Vacinação contra gripe vai começar no dia 23

IPATINGA – A partir da próxima quarta-feira (23), a Secretaria de Saúde de Ipatinga inicia a campanha de vacinação contra a gripe. Além dos grupos prioritários, também devem ser vacinadas as crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos. A ampliação da cobertura, determinada pelo Ministério da Saúde, se deve ao aumento do índice de internação por gripe na população de menores de cinco anos, que em 2013 ficou praticamente igualado ao de idosos. A campanha de vacinação vai até 9 de maio, e o Dia D contra a Gripe está programado para 26 de abril.

PÚBLICO-ALVO
Em Ipatinga, o público-alvo da campanha chega a 51.642 pessoas e a meta é imunizar 80% desta população, considerada de risco para complicações por gripe. Além das crianças, devem ser vacinadas pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde (rede pública e privada), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto) e população privada de liberdade. Também têm direito à vacina pacientes de doenças crônicas não-transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais, em qualquer faixa etária, com indicação e prescrição médica.

TRIVALENTE
A enfermeira da Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Ipatinga, Micheli Moreira Egídio, explica que a vacina contra a gripe em 2014 é trivalente e imuniza contra os dois tipos de gripe mais comuns em circulação e também contra o H1N1 (Influenza), altamente infecciosa. “A vacina é segura, quase não tem efeito colateral e não provoca gripe. O início da proteção se dá 15 dias após a aplicação. Daí a importância de se imunizar no período da campanha, antes do inverno”, pontua a profissional, frisando que a proteção dura por um ano.

LOCAIS
A Secretaria de Saúde de Ipatinga disponibilizará a vacina nas 16 unidades básicas da rede que dispõem de sala de vacinação. O atendimento será de segunda à sexta-feira, de 8h às 17h. No dia D contra a Gripe, marcado para sábado (26/04), todas as unidades funcionarão de 8h às 17h, exclusivamente para vacinação. Também haverá um ponto de imunização, exclusivo para o público adulto, no ambulatório do Shopping do Vale do Aço, que vai funcionar de segunda-feira a sábado, de 10h30 às 21h30, e no domingo de 12h às 18h. É necessário apresentar caderneta de vacinação e documento com foto.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com