Cidades

Vacinação anti-HPV atinge meninas entre 9 e 13 anos

Secom/PMI

IPATINGA – De março a abril deste ano, a Prefeitura de Ipatinga, em parceria com o Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunização, inicia a campanha de vacinação 2015 contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) para a prevenção do câncer do colo de útero. A faixa etária foi ampliada e todas as meninas com idade entre 9 e 13 anos de idade devem ser vacinadas.

Como no ano passado, a primeira etapa será realizada nas escolas públicas e privadas de Ipatinga, onde profissionais da Secretaria Municipal de Saúde aplicarão as doses. O calendário com data e horário previstos para cada escola será disponibilizado no Portal Cidadão (www.ipatinga.mg.gov.br), semanalmente. A imunização começará na próxima terça-feira (10/03) e vai percorrer, ao longo de 60 dias, 64 escolas de Ipatinga.

“Mais uma vez, contamos com o apoio das escolas para sensibilizar os pais e mobilizar as alunas sobre a importância desta vacina para a prevenção de doenças causadas pelo vírus HPV”, avalia a enfermeira Karoline de Castro, referência técnica em Saúde da Criança e do Adolescente. Em Ipatinga, a meta é imunizar pelo menos 80% das quase 10 mil meninas entre 9 e 13 anos. Nessa idade, o organismo produz uma grande quantidade de anticorpos que vão proteger a menina quando estiver na idade adulta.

Vale lembrar que as adolescentes vacinadas em 2014 e que ainda não tomaram a segunda dose, devem procurar as Unidades Básicas de Saúde para serem imunizadas.

Fabriciano já retomou campanha
FABRICIANO
– A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Coronel Fabriciano retomou ontem (2), a campanha de vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV). O objetivo é reforçar a prevenção ao câncer do colo do útero, que é considerada uma doença grave. Neste ano, a vacinação é destinada a meninas de 9 a 12 anos. A meta é imunizar 2.953 meninas até o fim de março, quando encerra a campanha.

A orientação é que os pais levem suas filhas à Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para garantir a eficácia do medicamento, é necessário tomar três doses da vacina, que são ministradas após seis meses e depois após cinco anos. “No caso das adolescentes vacinadas, em 2014, e que não receberam a segunda dose, também é necessário se dirigir às Unidades de Saúde”, ressalta a coordenadora de Vigilância Epidemiológica de Fabriciano, Jesuína Mendes.

No Brasil, o câncer do colo do útero é a segunda principal causa de morte por câncer entre mulheres. “Os subtipos HPV 16 e 18 são responsáveis por 70% dos casos de câncer de colo do útero em todo o mundo e ambos estão incluídos na vacina quadrivalente contra HPV, que está sendo disponibilizada na rede pública”, esclarece a coordenadora.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com