Cidades

Usisaúde apresenta resultados expressivos em Atenção Primária

Para celebrar os cinco anos de implantação do Usifamília foi realizado um workshop de Atenção Primária a Saúde

IPATINGA – No ano em que completa cinco anos de implantação do Usifamília, programa com uma proposta de cuidado com a saúde baseada no modelo conhecido, internacionalmente, como Atenção Primária, a Usisaúde, operadora de planos de saúde da Fundação São Francisco Xavier (FSFX),promoveu um workshop para apresentar os resultados alcançados. Os dados confirmam a assertividade do caminho traçado e das conquistas alcançadas ao longo dos anos.

Durante o workshop, os colaboradores atuantes no Usifamília, como equipe médica, administrativa e multidisciplinar acompanharam a evolução do programa desde a sua implantação e conheceram os indicadores de qualidade do plano que, faz a diferença não apenas para a FSFX e a Usisaúde, mas, principalmente, para a saúde e para o bolso dos usuários. O Usifamíliapermite que um profissional qualificado e sua equipe se aprofundem no diagnóstico e no conhecimento das condições de vida e saúde do paciente e sua família, com uma melhor gestão das doenças crônicas. Os atendimentos são realizados em um mesmo lugar, sempre com foco na prevenção.

MÉDICO D FAMÍLIA

O programa resgata o conceito de médico da família, a partir do atendimento regionalizado e descentralizado, que promove a vinculação do paciente e de sua família a uma mesma equipe de saúde. Nesse modelo de assistência, há ganhos em proximidade, concentração das informações do histórico do paciente, estímulo ao vínculo entre profissionais e pacientes, tornando o atendimento mais pessoal, o diagnóstico mais completo e preciso, impactando positivamente na gestão da saúde da família.

RESULTADOS

Em 2014, a primeira unidade do Usifamília, implantada na Unidade II do Hospital Márcio Cunha, contava com nove equipes e tinha capacidade para até 15 mil vidas. Atualmente, a Usisaúde possui 10 unidades de atendimento ao plano de Atenção Primária, espalhadas pelas regiões do Vale do Aço, do Médio Piracicaba, de Belo Horizonte e da Baixada Santista. Os locais possuem capacidade para mais de 110 mil vidas, o que demonstra uma grande evolução.

O avanço também pode ser observado nas equipes, que há cinco anos contavam com apenas 24 profissionais e agora tem 113, o que representa quase cinco vezes mais. O número de consultas médicas ofertadas no mês em 2014 era 2.400 e agora esse número chega a 11.300.“A Fundação busca sempre oferecer aos beneficiários, um cuidado em saúde de melhor qualidade.O Usifamília consegue garantir uma linha de cuidado coordenada, integrada e focada na prevenção de doenças do paciente, envolvendo a família no consultório, otimizando custos e cativando os nossos clientes”, afirma o diretor executivo da FSFX, Luís Márcio Araújo Ramos.

USIFAMÍLIA

O modelo do Usifamília permite uma integração entre ações preventivas e curativas no atendimento aos pacientes. “O programa consegue responder, de forma contínua e sistematizada, à maior parte das necessidades dos beneficiários. Uma das vantagens do Usifamília é permitir que profissionais qualificados se aprofundem no diagnóstico e no conhecimento das condições de vida do paciente e sua família, realizando uma melhor gestão da saúde”, conclui Marcelo Gouvea Teixeira, superintendente de Soluções Integradas em Saúde da FSFX.

As pessoas interessadas em adquirir o plano Usifamília podem entrar em contato pelo 0800 283 0040 ou comparecer nos postos de atendimento da Usisaúde. Se o cliente já for beneficiário Usisaúde e desejar migrar para o programa de Atenção Primária, basta ir pessoalmente a um dos postos de atendimento da operadora.

Resultados expressivos

Confira os principais indicadores de qualidade do Usifamília:

• Atende a mais de 50.000beneficiários

• Redução de 32,4% da frequência geral de internação dos participantes do programa

• Redução de 49,5% do custo total com internações

• Redução de 25,3% do custo médio com internações

• Redução de 29,2% do custo assistencial pós ingresso do paciente

• Redução de 9,6% do número de consultas em Pronto Atendimento

• Taxa de satisfação na zona de excelência

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