Cidades

Usiminas seleciona aprendizes

IPATINGA – Estão abertas as inscrições para o Programa Aprendiz da Usiminas, uma oportunidade para os jovens do Vale do Aço se desenvolverem profissionalmente e buscarem espaço no mercado de trabalho. Neste mês de março inicia-se um novo processo seletivo e serão abertas vagas para Usina de Ipatinga e fábrica da Usiminas Mecânica, com início das aulas em abril.

Podem concorrer às vagas aqueles que estejam cursando o 2º ano do Ensino Médio, basta se inscrever pelo site www.usiminas.com > Pessoas > Formação de Aprendizes. A seleção inclui provas de matemática e português, avaliação psicológica, entrevista com o gestor e exame médico.

NOVO OFÍCIO

Segundo o gerente de Recrutamento e Seleção da Usiminas, Hildebrando Martins da Costa, por meio dessa iniciativa os candidatos têm a oportunidade de aprender um novo ofício e ainda de praticá-lo na área operacional. “Com toda orientação e suporte necessários, os aprendizes têm acesso à teoria e à prática e, ao final do curso, estão mais preparados para se desenvolverem na profissão”, conta.

As aulas duram de um ano a um ano e sete meses, dependendo do curso escolhido, e são ministradas pelo Senai, no Centro de Formação Profissional Rinaldo Campos Soares (antigo Centro de Desenvolvimento Profissional). Os selecionados terão direito a uma ajuda de custo, vale-transporte, plano de saúde e seguro de vida.

Kaique Silva Castro, de 18 anos, é um dos alunos que atualmente faz parte do programa. Ele está cursando Manutenção Mecânica e já tem a oportunidade de praticar os ensinamentos de sala de aula na Usina de Ipatinga. “Estou acompanhando a manutenção de algumas máquinas no Centro de Tecnologia, estou gostando e aprendendo muito”. Ele conta que decidiu ingressar no Aprendiz Usiminas para aprender uma atividade que pudesse ajudá-lo no futuro, e já faz planos. “Depois que finalizar essas aulas vou me matricular em um curso técnico e em seguida fazer faculdade”.

PARCERIA
Desde 2012, quando Usiminas e Sistema Fiemg firmaram uma parceria, o número de alunos do Senai vem se ampliando. Antes do acordo, cerca de 800 jovens estudavam na instituição, para este ano a expectativa é que este número chegue a 2 mil, incluindo aprendizes da Usiminas e outros adolescentes da comunidade.

CURSOS
Processos Siderúrgicos
Soldagem
Eletricistas de Manutenção
Mecânico de Manutenção

O Programa Aprendiz Usiminas é realizado em todas as unidades da empresa e oferece oportunidade de aprendizado aos jovens das comunidades onde a empresa está inserida.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com