Cidades

Usiminas segue investigando causas de explosão e já retoma a produção

IPATINGA – Em um novo comunicado, a Usiminas informou que a explosão de 1 dos 4 Gasômetros da Usina de Ipatinga, ocorrida na última sexta feira, ficou concentrada apenas neste equipamento. A primeira preocupação da companhia foi garantir a segurança das pessoas (colaboradores e comunidade de Ipatinga) e, por isso, a Usina foi imediatamente evacuada e suas operações paralisadas. Foram atendidos 34 feridos, sendo que nenhuma das pessoas estava em estado grave e todas receberam alta do Hospital Márcio Cunha, informa a nota.

MANUTENÇÃO

Apesar de as causas do acidente ainda estarem sendo investigadas, tanto pela empresa como pelas autoridades públicas, a companhia esclarece que toda a manutenção preventiva dos gasômetros da Usina da Ipatinga foi realizada, seguindo rigorosos padrões internacionais.

Com apoio das autoridades públicas, foi realizado um monitoramento da presença de gases na comunidade e não há registros de anormalidade. Apesar dos impactos, em momento algum houve risco para a comunidade de Ipatinga.

A companhia esclarece, ainda, que possui seguro para este tipo de evento, incluindo seguro do equipamento em si, ressarcimento de danos a terceiros e lucros cessantes, e já está tomando as medidas necessárias junto à seguradora.

RETOMADA

Não há, neste momento, nenhuma estimativa de prejuízos operacionais, financeiros e materiais. A Usiminas trabalha para compensar as perdas de produção ao longo do ano.

Em relação às operações da Usina de Ipatinga, a empresa informa que realizou rigorosa vistoria em todas as áreas da Usina, incluindo os 3 gasômetros remanescentes, e, com foco na segurança, já retomou as operações dos Altos Fornos nº 1 e 2, Laminações a Frio, Unigal e Despacho. A previsão é que os Laminadores de Chapas Grossas e Tiras a Quente retornem respectivamente na terça e quinta-feira desta semana, e que até a próxima quarta feira, dia 15, o Alto Forno nº 3 volte a operar.

A Usiminas lamenta profundamente o ocorrido e agradece o apoio recebido de todos os seus colaboradores e parceiros, a cidade de Ipatinga, o Ministério Público do Meio Ambiente, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil, e Governo do Estado de Minas Gerais.

COG

O gás que provocou a explosão é o chamado COG – sigla em inglês de “coke oven gas”. É o gás de coqueria, combustível gasoso manufaturado, rico em metano, hidrogênio e monóxido de carbono geralmente obtido a partir da gasificação por pirólise da hulha e de outros carvões minerais. Na siderurgia, ele é armazenado em grandes tanques, em geral de teto flutuante (gasômetros), de onde é distribuído.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com