Cidades

Usiminas participa da Futurecom

Evento realizado entre 28 e 31 de outubro, em São Paulo, é o maior da América Latina dedicado à transformação digital

BH – As ações realizadas pela Usiminas para melhorar o processo de inspeção e análise das manutenções industriais nas Usinas de Ipatinga e Cubatão foi o tema da apresentação que a empresa realizou durante a 21ª edição do Futurecom, considerado o mais importante evento de tecnologia, telecomunicações e transformação digital da América Latina. O gerente corporativo de Tecnologia e Segurança da Informação da companhia, Eduardo de Carvalho, mostrou para o público da feira como a empresa foi pioneira no uso uma rede APN – a mesma utilizada para o 3G e 4G dos telefones celulares – para facilitar a rotina da equipe de manutenção e aumentar a produtividade da área.

“A solução se mostrou confiável e muito mais barata que a instalação de pontos de wifi por toda a área das Usinas. A de Ipatinga, por exemplo, ocupa mais de 10 km”, conta Carvalho. Ele explica que, antes desse projeto, o colaborador da equipe de manutenção visitava cada área, fazia a análise e, em seguida, deveria voltar até seu posto no escritório para descarregar os dados coletados, uma vez que os equipamentos utilizados nessa etapa inicial não tinham conexão com a internet. Agora, são utilizados smartphones e os dados são enviados do próprio local visitado. Também foi desenvolvido um aplicativo dedicado com novas funcionalidades incluindo, entre outras, o envio de fotos e a transcrição de áudios para texto, evitando que o colaborador tenha que digitar o texto do diagnóstico. “O desafio, para a Usiminas, foi garantir a cobertura estável de uma área tão extensa, dentro de um valor que não tornasse a tecnologia inviável”, explica. O projeto atende cerca de 600 usuários que realizam, em média, 250 mil inspeções por mês nas duas usinas.

Agora, a empresa estuda outros usos para a rede instalada, que podem ir desde câmeras de segurança até a utilização da internet das coisas pelos equipamentos de produção. “A Usiminas está em um movimento forte de inovação e abertura para o novo e ter sido selecionada para apresentar nosso case entre centenas de empresas interessadas já mostra que nosso trabalho está sendo reconhecido no mercado e que há espaço para avançarmos em transformação digital e no uso da tecnologia”, avalia o gerente.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com