Cidades

Usiminas Mecânica identifica oportunidade para ‘Job Shop’

Rotor exaustor fabricado pela Usiminas Mecânica: os serviços Job Shop consistem na manutenção e reparação de máquinas e equipamentos já instalados

IPATINGA – A crise econômica na qual o País está inserido também pode ser uma oportunidade de negócios. Com o desaquecimento da economia, a indústria nacional tem reduzido significativamente os novos investimentos e focado nos serviços Job Shop, que consistem na manutenção e reparação de máquinas e equipamentos já instalados.

A Usiminas Mecânica, empresa da Usiminas responsável pela fabricação e manutenção de bens de capital, tem registrado alta nos serviços de Job Shop. Para o diretor-executivo da Usiminas Mecânica, Heitor Takaki, mesmo diante de um cenário adverso, é possível aprender e inovar. “Estamos atentos às oportunidades e prontos para atender o mercado”, disse.

RESULTADOS

Em 2015, a unidade gerou uma receita líquida total da ordem de R$ 869 milhões. Atualmente, são aproximadamente 4,2 mil empregos, sendo 1,1 mil diretos e mais 3,1 mil postos de trabalho indiretos mobilizados em obras pelo País.

O gerente de vendas e serviços da Usiminas Mecânica, Alex Fabiane Milagres, explica que as vantagens do Job Shop são a alta customização dos serviços e a agilidade na execução dos projetos. “Entre os principais setores que a Usiminas Mecânica tem atendido estão siderurgia, mineração, energia, máquinas industriais e papel e celulose. Podemos atuar em uma infinidade de frentes”, afirma Milagres.

SIDERURGIA
Para as principais siderúrgicas do país, a Usiminas Mecânica fornece serviços de recuperação e fabricação de rolos para laminação e lingotamento contínuo, cápsulas para regenerador de gases, potes de escória, panelas de aço, capuz para sistemas de refrigeração, carro torpedo e placas de desgastes fundidas, entre outras peças e equipamentos.

Outro destaque é a fabricação de partes de equipamentos para usinas hidrelétricas, como vasos de pressão, rotores, pré-distribuidores, tampas e anéis; e de equipamentos para linhas de ancoragem usadas em plataformas marítimas e navios. Além disso, a empresa tem atendido os principais fabricantes de máquinas de construção, com fornecimento de peças utilizadas na fabricação de escavadeiras, retroescavadeiras e motoniveladoras.

ENERGIA EÓLICA
O setor de energia eólica também está entre os mercados atendidos pela Usiminas Mecânica por meio do Job Shop. A partir da demanda de um cliente especializado em transportes pesados, a empresa fabricou gôndolas para transportar gigantescos transformadores para torres do tipo cata-vento, que pesam cerca de 250 toneladas. Segundo Milagres, trata-se de uma concepção inédita no país.

“O cliente precisava alugar essas gôndolas no exterior e nos procurou com o projeto para que pudéssemos desenvolvê-lo.” Parte dos equipamentos foi entregue este mês e o restante do fornecimento será concluído no fim deste ano.


Sobre a Usiminas Mecânica

Uma das principais empresas de bens de capital do Brasil, a Usiminas Mecânica está há mais de 45 anos no mercado. A companhia tem o papel estratégico de agregar valor ao aço Usiminas e atender, com criatividade e inovação, às demandas específicas dos setores siderúrgico, mineração, automotivo, petroquímico, energético, naval e de infraestrutura.

A empresa se estrutura para atender seus clientes de forma integrada, desde a concepção do projeto à produção de peças e montagem final. Possui um moderno parque industrial que confere alta capacidade produtiva e é referência na fabricação sob encomenda de equipamentos, estruturas metálicas, pontes, viadutos, fundidos, vagões, blanks e montagens industriais.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com