Cidades

Usiminas fornecerá aço para o Jeep Renegade

IPATINGA – A Usiminas reforça a parceria com o grupo Fiat-Chrysler Automobiles (FCA) e será a principal fornecedora de aço para a fábrica da Jeep no Brasil, localizada em Goiana-PE. Já a Soluções Usiminas, especializada em transformação do aço, prestará serviços no corte e estoque do produto, mediante investimentos de R$ 63 milhões em sua unidade de Cabo de Santo Agostinho (Complexo Industrial Portuário de Suape), localizado a cerca de 100km da Jeep. A matéria-prima terá como destino o Renegade, primeiro veículo da montadora fabricado em solo brasileiro.

AUTOMOTIVO
“A parceria aumenta a integração da Usiminas com o setor automotivo, a partir do desenvolvimento de novas tecnologias em aço e da especialização dos nossos serviços. Estamos trabalhando fortemente para consolidar a liderança no atendimento a este mercado de alto valor agregado”, afirma o presidente da Usiminas, Rômel Erwin de Souza.

Líder no fornecimento de aço para ao mercado automotivo brasileiro, a Usiminas destina, em média, cerca de 1/3 de suas vendas internas para o setor. No foco, o desenvolvimento contínuo de aços de ultra-alta resistência, uma demanda crescente das montadoras e que exige, por parte da Usiminas, know how tecnológico específico. A matéria-prima destinada à Jeep será produzida na Usina de Ipatinga-MG, onde estão instaladas as duas linhas de produção de aços galvanizados e o Centro de Pesquisa da empresa, considerado referência na América Latina.

CENTRO DE SERVIÇOS
Em complemento, a Soluções Usiminas funcionará como um centro de serviços que prestará atendimento exclusivo na parte de processamento do aço. A empresa do grupo Usiminas vai dobrar o tamanho da área construída, que chegará a 10.600 m². Entre as obras, está a construção de dois novos galpões, um para produção e outro para estocagem, sendo o último com capacidade para armazenar 16 mil toneladas de bobinas. O investimento contempla ainda uma nova Press Blanking Line, principal equipamento para corte de aço para a montadora.

A máquina de última geração permitirá à Soluções Usiminas produzir 63 tipos diferentes de blanks (peças cortadas) figurados e regulares para partes internas do Renegade, que serão aplicados em suportes, travessas, longarinas e reforços. Será a primeira linha Press Blanking Line a ser instalada no Nordeste fora das dependências de uma montadora. A Soluções Usiminas também está modernizando os equipamentos já existentes na planta

Aços de alta e ultra-alta resistência

Como fornecedora majoritária, a Usiminas se capacitou para fornecer tanto para peças estruturais como para peças expostas. Para a produção do Renegade, foi incorporado nas peças estruturais o que há de mais moderno em termos de aços de alta e ultra-alta resistência, por exemplo, aços como Dual Phase nos grau 600, 800 e 1000, TRIP nos graus 700 e 800, aços microligados dos graus 500 ao 800, dentre outros.

O objetivo desse tipo de material é aumentar a segurança e reduzir peso do veículo, o que está alinhado com as atuais tendências do mercado automotivo. A resistência à corrosão é outro ponto forte do Renegade. A característica superficial dos aços também ganhou destaque, principalmente para as peças expostas. Uma textura superficial especial nas chapas foi especificada de forma a padronizar a qualidade da pintura, acentuando o brilho e contribuindo para realçar as formas do veículo.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com