Cultura

Usiminas anuncia apoio a projetos no Vale do Aço

IPATINGA – Projetos culturais, esportivos e sociais estão no foco da Usiminas em 2015. Por meio do Instituto Cultural Usiminas, a empresa apoiará uma série de iniciativas voltadas para a capacitação, desenvolvimento e prestação de serviços à população das comunidades onde está presente, com destaque para o Vale do Aço.

Os projetos selecionados pelo Comitê de Desenvolvimento Social da Usiminas foram aprovados na Lei Federal de Incentivo à Cultura e na Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, nas leis Federal e Estadual de Incentivo ao Esporte de Minas Gerais, além do Fundo para Infância e Adolescência (FIA), Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONOM) e Fundo do Idoso.

De acordo com o presidente da Usiminas, Rômel Erwin de Souza, os patrocínios reforçam a atuação da empresa em Ipatinga e seu papel na democratização da cultura, do esporte e o compromisso social com a população da cidade.
“Nossos projetos estão sempre focados na inclusão, formação e desenvolvimento do cidadão.

Além de ações culturais, também estamos incentivando o esporte, por meio de capacitação e oportunidades para crianças e jovens, e projetos de cunho social. Mesmo com um cenário econômico de muitos desafios para o mercado siderúrgico, estamos sempre em busca de alternativas e parcerias para contribuirmos com o desenvolvimento das comunidades”, afirma o presidente.

Dos projetos culturais, a gerente-geral de Desenvolvimento Social da siderúrgica e diretora do Instituto Cultural Usiminas, Mariana Martins, destaca a importância da 6ª edição do Circuito Usiminas de Cultura. O Circuito visa a integração entre cultura e educação por meio de ações externas, realizadas nas escolas públicas em praças e espaços das comunidades, com foco na valorização da formação do cidadão. Como nos outros anos, o evento promoverá apresentações teatrais, oficinas, espetáculos circenses e exibição de filmes.

“Em suas últimas edições, o Circuito beneficiou mais de 146.000 pessoas, além de oferecer diversas atividades que agregam ao desenvolvimento pessoal”, afirma Mariana. Além de Ipatinga, o projeto estará presente na região de Serra Azul (MG) e na Baixada Santista (SP), onde a Usiminas também atua.

O patrocínio cultural ainda se estende para o Salão do Livro de Ipatinga, com previsão de realização em maio. Em sua 9ª edição, o Salão sempre traz as principais novidades do mundo literário, assim como oficinas, espetáculos de teatro, musicais, lançamento de livros, café com poesia e cinema literário.

Também se destaca, com realização prevista para o segundo semestre, a exposição “Bracher Pintura & Permanência”, que faz uma homenagem aos 57 anos de carreira do artista plástico mineiro Carlos Bracher. Outra ação será a exposição cultural “A Vida é Mais”, com foco em educação ambiental, que deve ocorrer a partir de junho. A mostra fará parte da 31ª edição do projeto Xerimbabo, que promove seminários, concursos, exposições e eventos gratuitos para educadores, estudantes e comunidades locais, com foco na educação ambiental. O projeto envolve diversas instituições de ensino e acontecerá no Centro de Biodiversidade de Usipa (Cebus).
 
ECOMOV
Já no esporte, destaca-se o patrocínio ao Instituto Ecomovimento (ECOMOV) em parceria com a Usipa. O projeto Ecomov Voleibol e Ecomov Natação tem o objetivo de apoiar crianças e adolescentes na prática de esportes, com treinamentos diários para melhorar o nível técnico e apoiar a participação em campeonatos regionais e estaduais. E ainda, a empresa vai patrocinar a 2ª edição da Corrida “Viva + Ipatinga”, que tem a intenção de se firmar como uma das atrações do calendário de eventos da cidade.

Contemplando a área social, a Usiminas estará presente em três frentes que incluem projetos voltados aos idosos, crianças, adolescentes e pacientes com câncer. Por meio do Fundo Nacional do Idoso, previsto na Lei 10.741, que estabelece à pessoa jurídica e física o limite máximo de 1% para dedução do Imposto de Renda, a empresa apoiará o Programa de Assistência Domiciliar ao Idoso (PADI), da Fundação São Francisco Xavier. O objetivo é oferecer à comunidade uma rede de serviços coordenados e orientados para assistir a população. Serão realizados atendimentos multidisciplinares que, além de assistir o paciente, irão promover ações instrutivas para os familiares e responsáveis dos idosos.

Mediante o Programa Nacional de Atenção Oncológica (PRONON), a Usiminas apoiará a Unidade de Cuidados Paliativos que será implantada no Hospital Márcio Cunha. Por fim, a empresa também vai aplicar recursos da Fundação da Infância e Adolescência (FIA) para o Fundo Municipal de Ipatinga que, posteriormente, será aplicado em projetos para crianças e jovens da comunidade. As cidades de Itaúna, Itatiaiuçu e Cubatão também foram contempladas com o FIA.

A atividade social da Usiminas não se resume aos patrocínios. Na área cultural, por exemplo, a empresa mantém espaços próprios com diversificada programação. Apenas no ano passado, o Centro Cultural Usiminas e o Teatro Zélia Olguin foram responsáveis por movimentar um público de 150 mil pessoas que participaram de 506 atividades, entre elas, oficinas de formação, exposições, exibições de filmes, ações de estímulo à leitura, teatro, shows, dança, além de uma extensa programação voltada para as escolas. Em 2015, a empresa dará continuidade aos projetos que se destacaram em 2014 e que trouxeram resultados positivos para a comunidade.


No esporte, a empresa patrocina o Ecomov, que viabiliza a natação e o voleibol à Usipa

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com