Cidades

Usiminas abre amanhã exposição cultural do projeto Xerimbabo

IPATINGA – Nesta quarta-feira (6), será aberta a exposição cultural “Porandubixuera – a arte do Brasil Natural”, projeto executado por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, patrocinado pela Usiminas. As obras podem ser visitadas no Centro de Biodiversidade da Usipa (Cebus), dentro da programação de educação ambiental do 30º Projeto Xerimbabo Usiminas, ano em que é celebrado mais um marco na história da ação pioneira em educação ambiental na região. Em 2014, são esperados cerca de 60 mil visitantes para a mostra, entre estudantes, professores e comunidade.

ABERTURA
A cerimônia de abertura começa às 8h30, quando as portas da exposição serão abertas para receber o público, gratuitamente, para exposição cultural sobre a história do Brasil contada pela sua biodiversidade. “A arte é documentada a partir da narrativa sob o ponto de vista dos bichos e plantas, guardiões naturais da história brasileira. Um trabalho dedicado à cultura e à memória pelas coisas da Terra”, ressalta o curador da mostra, Lélio Costa e Silva.
“Chegamos aos 30 anos de um projeto contínuo que acompanhou e propôs grandes discussões ambientais na história. Hoje apresentamos as novidades e o conhecimento desenvolvido aqui de forma pioneira e original para as novas gerações. Esperamos a comunidade para visitar e interagir com a exposição de arte,” destaca a analista de Meio Ambiente da Usiminas, Luziane Aparecida de Oliveira.

PORANDUBIXUERA

Os visitantes serão convidados a descobrir respostas da própria natureza, destacada como personagem presente em diversos momentos da história do Brasil. “A exposição cultural é uma viagem inédita ao passado por meio da arte narrada por ananás, quatis, cacaueiros, pau-brasil, jiboias, lobos-guarás, papagaios, harpias, onças e um mundo de seres vivos. São eles, os ‘porandubixueras’, que em Tupi Antigo, significa ‘contador de histórias’”, explica Lélio.

EXPOSIÇÃO

As visitas para o público estudantil e demais grupos (escolas, instituições e empresas) devem ser pré-agendas, preferencialmente durante a semana. Sem agendamento, a comunidade está convidada para as visitas aos fins de semana.

SERVIÇO
Período: 06/08 a 04/09
Local: Centro de Biodiversidade da Usipa
Horário: segunda a domingo, das 8h às 17h
Agendamento para visitações coletivas: (31) 3801-4389
Mais informações: www.usiminas.com/xerimbabo

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com