Cidades

Usifamília completa 1 ano

IPATINGA – A Fundação São Francisco Xavier (FSFX) e a operadora de planos Usisaúde reuniram na terça (15), motivos de sobra para comemorarem o primeiro ano do Usifamília, o programa que tem transformado para melhor a saúde e a realidade de milhares de idosos no Vale do Aço. Para isso, o Teatro Zélia Olguin foi palco de atrações especiais, divididas em dois momentos. À tarde, a realização do 1º Simpósio de Atenção Primária levou mais de 150 profissionais da área da saúde para assistirem a palestras sobre medicina centrada no paciente, como a do médico norte-americano Dr. Rob Janett. Já na parte da noite, a cerimônia contou com a apresentação dos resultados e das avaliações sobre um ano do Usifamília, além do lançamento de um livro comemorativo.

ATENÇÃO PRIMÁRIA
Lançado em dezembro de 2014, o Usifamília tem uma proposta diferenciada de cuidado com a saúde, baseada no modelo conhecido internacionalmente como Atenção Primária. Possui um centro de atendimento exclusivo, instalado na Unidade II do Hospital Márcio Cunha, em Ipatinga, e conta com nove equipes de saúde compostas por médico generalista, médico pediatra, enfermeiro, técnico, farmacêutico, nutricionista e assistente social, além de equipes administrativas de apoio. Isso garante ao serviço – destinado aos beneficiários da Usisaúde com mais de 60 anos – responder de forma contínua e sistematizada à maior parte das necessidades de saúde dos beneficiários, integrando ações preventivas e curativas.

Passados 12 meses, o Usifamília acumula resultados expressivos (confira quadro ao lado) que só confirmam a assertividade do caminho traçado e das conquistas alcançadas até aqui. “A Fundação acreditou, investiu e hoje temos a satisfação de perceber que é possível mudar nosso modelo de assistência, fazer diferente e oferecer aos nossos beneficiários um cuidado em saúde de melhor qualidade, e nem por isso mais caro. Pelo contrário. O Usifamília consegue garantir uma linha de cuidado coordenada, integrada e focada na prevenção de doenças do paciente, envolvendo a família no consultório, reduzindo desperdícios e cativando nossos clientes com resultados há muito tempo esperados pela Fundação, o que nos deixa muito felizes e otimistas para o futuro”, destaca Luís Márcio Araújo Ramos, diretor executivo da FSFX.

 

Resultados do Usifamília

O Usifamília apresenta indicadores de qualidade não apenas para a FSFX e a Usisaúde, mas, principalmente, para a saúde e para o bolso dos usuários do plano de saúde. Confira os principais:

• 7.774 beneficiários captados de dez./14 a out./15
• 68% dos beneficiários têm mais de 60 anos
• 21.288 consultas realizadas até outubro
• 6.678 exames realizados até outubro
• Queda de 5,6% no número de consultas eletivas e de 23,5% nas internações realizadas pela população alvo do Usifamília
• 7 minutos é o tempo médio de espera para atendimento
• 1h06 é o tempo médio de permanência na unidade
• 95% é a taxa de satisfação dos beneficiários

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com