Cidades

UPA de Ipatinga é credenciada no Ministério da Saúde

IPATINGA – Em funcionamento há pouco mais de 40 dias, a Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24 Horas de Ipatinga obtém o credenciamento pelo Ministério da Saúde. O reconhecimento veio após visita da equipe técnica do órgão federal, realizada nesta quinta-feira (10). Foram avaliados: instalações físicas, equipamentos, quadro de pessoal e fluxos de atendimentos. A comprovação documental, atestando o correto funcionamento da unidade dentro do sistema municipal de saúde, também foi analisada.

“Toda a Unidade Pronto Atendimento em funcionamento no Brasil tem sua estrutura avaliada pelo Ministério da Saúde. No caso da unidade visitada, todos os itens seguem os padrões exigidos”, avalia o analista técnico do Ministério da Saúde, Christian Prata Lima. O profissional explica que a UPA de Ipatinga passou, simultaneamente, pelos processos de habilitação – avaliação da estrutura – e qualificação – análise da prestação do serviço em si. Com aprovação nas duas etapas, a Prefeitura de Ipatinga garante repasse mensal de R$ 500 mil para o custeio da UPA 24 Horas.

1ª PARCELA
“O valor é o teto do Ministério da Saúde para unidades do Porte III, com capacidade para atender até 400 pacientes ao dia, o que é o caso de Ipatinga”, completa o profissional. Após avaliação, é emitido o parecer técnico, para então o município começar a receber os recursos federais. A previsão é efetuar o pagamento da primeira parcela em maio, conforme informou o analista do Ministério da Saúde, em reunião com o secretário municipal de Saúde, Eduardo Penna, o secretário-adjunto Waldemar de Araújo e a diretora do Departamento de Atenção Hospitalar e Urgência, Sandra Diniz.

CAPACIDADE TOTAL

A UPA 24 Horas de Ipatinga já funciona com sua capacidade total instalada ao custo mensal de R$ 1,2 milhão, hoje custeado integralmente pela Prefeitura de Ipatinga. Do total de pacientes que recorrem à UPA, cerca de 30% são moradores de outras cidades. Também foram visitadas as instalações do Serviço Móvel de Atendimento à Urgência (SAMU-192) e do Hospital Municipal de Ipatinga, que integram a rede de atenção hospitalar e urgência e emergência de Ipatinga.

ESTRUTURA

Na UPA de Ipatinga estão à disposição da comunidade quadro de pessoal com 400 profissionais, incluindo 56 médicos, sendo sete por plantão de 12 horas. Além disso, são mais 17 leitos de observação adulta e pediátrica, sala de politrauma, pronto-socorro odontológico, além de serviços de raio X, eletrocardiografia e laboratório.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com