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Unileste realiza Seminário de Educação Inclusiva em Fabriciano

Maria Aparecida Souza Silva, coordenadora do Núcleo de Apoio ao Desenvolvimento Educacional do Unileste

FABRICIANO – O Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste) será sede do Seminário de Educação Inclusiva. Com o tema “Acessibilidade Pedagógica: busca constante pela igualdade”, o evento é destinado aos profissionais da educação e da saúde, tradutores e intérpretes de libras, alunos dos cursos de licenciatura, associações de pessoas com deficiência e demais interessados pelo tema. O evento será realizado no dia 19 de novembro (sábado), a partir das 8h30, no Auditório José Vicente Justino, no campus Fabriciano. A programação contará com palestras, oficinas e uma mesa-redonda sobre a inclusão. As inscrições podem ser realizadas até 16 de novembro para a comunidade externa pelo site http://migre.me/voMq9 e para os alunos por meio do Aluno Online. Vagas limitadas!

OPORTUNIDADES
“A inclusão faz referência a todas as pessoas que não têm as mesmas oportunidades dentro da sociedade”, explica Maria Aparecida Souza Silva, coordenadora do Núcleo de Apoio ao Desenvolvimento Educacional do Unileste (Nuade). Segundo ela, os excluídos socialmente também são os que não possuem condições financeiras dentro dos padrões impostos pela sociedade, além dos idosos, os negros e as pessoas com deficiência física, visual, auditiva e mental.

A pedagoga destaca que para promover a inclusão social/escolar é preciso repensar o sentido que se está atribuindo à educação, além de atualizar nossas concepções e ressignificar o processo de construção do sujeito, compreendendo a complexidade e amplitude que envolve essa temática. “Temos de refletir sobre a educação em geral para pensarmos na inclusão da pessoa com deficiência. São necessárias mudanças de paradigmas dos sistemas educacionais nas aulas ministradas, nas metodologias adotadas e nas práticas avaliativas, onde o aluno com deficiência não é o protagonista da aprendizagem”, afirma.

ATENDIMENTO REAL

Para ela, faz-se necessário, ainda, uma inclusão na qual os discentes recebam de fato um atendimento real, com materiais e equipamentos adequados que possibilitem a aprendizagem e uma inserção total e incondicional, sem disfarçar as limitações de cada um, buscando a qualidade educacional e social.

Durante o evento serão realizadas palestras seguidas de debates em formato de mesa-redonda e várias oficinas com o objetivo de discutir e refletir sobre a Educação Inclusiva em relação aos aspectos teóricos e experiências práticas nas instituições. O seminário também será uma oportunidade de analisar e refletir a respeito das políticas de inclusão, levando em conta os paradigmas conceituais e princípios que vem sendo progressivamente defendidos em documentos nacionais e internacionais.

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