Cidades

Unileste realiza 19ª Semana de Enfermagem

FABRICIANO – O curso de Enfermagem do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste) realiza, entre os dias 15 e 20 de maio, a 19ª Semana Acadêmica do curso, com o tema “uma voz para liderar”. A programação da acontecerá no campus de Ipatinga da Instituição e também promove iniciativas o Hospital Metropolitano Unimed Vale do Aço e no Hospital Municipal de Ipatinga.

No primeiro dia de evento, às 16h, será realizado o minicurso “Bodycheck – Descubra o que é melhor para seu paciente (ostomia)”, na sala D-208, do campus de Ipatinga. A partir das 18h, será realizado o credenciamento e a abertura oficial do evento no Auditório Dom Lelis Lara. Logo em seguida, no mesmo local, será realizada a palestra “A Enfermagem na segurança do paciente: uma voz para liderar”, ministrada pela especialista em Qualidade e Segurança do Paciente, Enfa. Camila Rinco Maia Bandeira.

A coordenadora do curso, Aline de Barros Coelho, reforça a pertinência do tema, que discute a segurança do paciente, um dos indicadores da qualidade assistencial do cuidado. Segundo a docente, “o enfermeiro possui papel fundamental neste processo, uma vez que gerenciar uma equipe de profissionais exige muita responsabilidade e voz ativa”, aponta.

BEM-ESTAR

No dia 16, a partir das 8h, serão realizadas as atividades “Práticas Integrativas e Complementares na Enfermagem: promovendo bem-estar” no Hospital Metropolitano Unimed Vale do Aço, com a participação das docentes Enfa. Júlia Martins Carneiro Alves e Enfa. Virgínia Maria da Silva Gonçalves. Dando sequência à programação no campus de Ipatinga, acontecem das 19h30 às 22h, os minicursos “Menos dias com feridas – introdução ao tratamento de feridas (curativos)” e “Atuação do enfermeiro na Atenção Pré-hospitalar, no contexto das doenças cardiovasculares”, conduzidas pela Enfa. Sheyla Ferreira Pena e pelo Enf. Isaac Colombari Balbino, respectivamente.

SAÚDE NA ESTRADA

No dia 17, das 07h às 12h, as Enfa. KetelenKysla Pereira Monteiro e Enfa. Samira Esteves Ramos participarão do Projeto Ação Social Missionária “Ônibus Saúde na Estrada”, no bairro Melo Viana, em Coronel Fabriciano. Às 19h, no Auditório Dom Lelis Lara, será realizada a mesa-redonda “Potencializando a Enfermagem por meio da articulação ensino-serviço”.

A mesa será composta pela Gerente Executiva Assistencial Unimed, Enfa. Karyne Oliveira Mello, pelo Enfermeiro Supervisor de Hemodinâmica, Isaac Colombari Balbino, pela enfermeira responsável pela capacitação técnica de enfermagem – NEP, SâmylaDeboni Quintão e pela Enfermeira do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, Weslanda Marques Ulhoa.

PRÁTICAS INTEGRATIVAS

Segundo a coordenadora, a articulação ensino-serviço representa a aproximação da vida acadêmica com a vida profissional e a mesa-redonda tem como objetivo abrir horizontes do corpo discente para a realidade vivenciada dentro de uma instituição referência e parceira do Unileste, a Unimed Vale do Aço. A programação da 19ª Semana de Enfermagem se encerrará no dia 20, com a realização da atividade “Práticas Integrativas e Complementares na Enfermagem”, no Hospital Municipal de Ipatinga.

Os profissionais da enfermagem e demais interessadosem participar da palestra de abertura e da mesa-redonda de fechamento podem se inscrever nas atividades no local, minutos antes do início da programação. Para conferir a programação completa é só acessar o site unileste.edu.br.

CAMPANHA DO AGASALHO

Durante os quatro dias de evento, o curso de Enfermagem e a Pastoral Universitária do Unileste realizarão a Campanha do Agasalho 2019. A iniciativa tem como objetivo arrecadar donativos, roupas de cama e banho, cobertores, agasalhos e roupas em geral, tanto no tamanho adulto quanto infantil, e se estenderá até o mês de julho.

As arrecadações serão encaminhadas para a iniciativa Filhos de Assis, criada em 2015 por um grupo de jovens, que realizam ações filantrópicas nas cidades de Coronel Fabriciano e Timóteo. Os pontos de entrega ficarão disponíveis nas Centrais de Atendimento dos campi de Coronel Fabriciano e Ipatinga.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com