Cidades

Unidades de Saúde recebem equipamentos e mobiliários

IPATINGA – As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Ipatinga já começaram a receber novos equipamentos de uso médico-hospitalar e mobiliários. São 3,7 mil itens de variadas utilidades, incluindo mesas e cadeiras novas para recepção e consultórios, longarinas, macas, cadeiras de rodas, armários, aparelhos para aferir pressão arterial, aparelhos de ar condicionado, ventiladores, balanças e estetoscópio adulto e infantil, kits de urgência, de curativos e oftalmoscópio, dentre outros. A lista inclui também 200 computadores e impressoras.

Todas as 21 Unidades Básicas de Saúde de Ipatinga serão contempladas com os novos equipamentos. O investimento total é de R$ 2 milhões, destinados por emenda parlamentar do deputado federal Gabriel Guimarães ao município. O processo de compra foi iniciado pela Prefeitura no final de 2015. Este é o maior investimento em mobiliários e equipamentos de uso médico-hospitalar realizado na atenção básica do município desde 2004.
Os primeiros itens – 18 cadeiras ginecológicas – já estão em fase de instalação nas UBS. Na próxima semana está prevista a entrega dos computadores que vão possibilitar a informatização de todos os serviços realizados na rede de atenção básica.

NOVIDADES

Atualmente, nem todos os consultórios médicos, salas de vacinas e farmácias das unidades contam com esses equipamentos adquiridos e repassados pela Prefeitura. Nas UBS que já dispõem dos serviços, na maioria dos casos, os computadores utilizados são antigos, com mais de 15 anos de uso.

A chegada de novos equipamentos proporciona melhoria e efetividade nos serviços prestados pelos profissionais de Saúde, e mais conforto para os pacientes. Alguns itens, como kits de urgência e oftalmoscópio, por exemplo, são inéditos na rede de unidades básicas de Ipatinga.

“São aparelhagens importantes que vão garantir mais qualidade e rapidez no diagnóstico, além de melhorar a resolutividade no atendimento”, explica a enfermeira Mayara Ribeiro Jerônimo, coordenadora das Linhas de Cuidados da Secretaria Municipal de Saúde. “O oftalmoscópio, por exemplo, permitirá examinar o paciente na unidade, para só depois encaminhá-lo a um especialista, se houver necessidade”, completa.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com