Cidades

Unidades de saúde de Ipatinga agendam exame de mamografia

IPATINGA – A primeira semana do mês marca o início de uma série de atividades voltada à prevenção e luta contra o câncer de mama, pela campanha Outubro Rosa. Em Ipatinga, a rede municipal de saúde está com programação e horário especial de atendimento para as mulheres. Desde segunda-feira (3), as Unidades Básicas de Saúde realizam o agendamento ampliado de mamografia gratuita para pacientes entre 50 e 69 anos, faixa etária como maior prevalência da doença.

RASTREAMENTO

A mamografia de rastreamento permite a detecção precoce do câncer, ainda nos estágios iniciais. O Instituto Nacional de Câncer (Inca) recomenda que o exame seja realizado a cada dois anos ou conforme recomendação médica. O objetivo da Prefeitura de Ipatinga, ao ampliar a oferta do exame, é assegurar que toda a mulher na faixa etária preconizada regularize a mamografia. Por mês, a rede municipal realiza, em média, 800 de mamografia. Em outubro, a expectativa é dobrar a oferta em 1.600 exames.
A referência técnica em Saúde da Mulher e da Criança e do Adolescente da PMI, Sirley Rodrigues, ressalta que para agendar o exame é necessário procurar a equipe da Unidade Básica de Saúde de sua referência. “Basta ter entre 50 a 69 anos, ainda não ter realizado o exame nos últimos dois anos e apresentar o cartão do SUS e documento de identidade com foto”, explica a enfermeira. “Mas é importante deixar claro que o agendamento é único e deve ser feito pela própria mulher na Unidade Básica de Saúde de sua referência”, enfatiza.

HOSPITAL CREDENCIADO

Assim como no ano passado, o exame será realizado no Hospital Márcio Cunha, credenciado pela Prefeitura de Ipatinga para o procedimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A mulher deve comparecer no dia e horário agendados munida de documentos pessoais e requisição (guia de marcação emitida pela unidade de saúde). O agendamento do exame pelo SUS é feito exclusivamente na unidade de saúde de Ipatinga.

Programação especial

Ao longo do mês serão realizadas palestras, oficinas e workshops envolvendo a saúde da mulher como prevenção e diagnóstico do câncer de mama e do colo de útero; autoexame, sexualidade e autoestima, climatério e amamentação. Também haverá prestação de serviços, atividades físicas e recreativas e agenda ampliada para a realização do exame preventivo do colo de útero (papanicolau), que deve ser feito anualmente. As ações acontecerão nas 21 Unidades Básicas de Saúde de Ipatinga.
A programação completa está disponível no site institucional (www.ipatinga.mg.gov.br)

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com