Cidades

Unidades de hidratação reforçam atenção a pacientes em Ipatinga

CRÉDITO: Secom PMI

IPATINGA – Desde ontem (22), Ipatinga passa a contar com o suporte de unidades de hidratação para atender exclusivamente pacientes com quadros suspeitos de dengue, zika vírus e chikungunya. As salas estão instaladas nas Unidades Básicas de Saúde da rede municipal. Na Unidade do Iguaçu (Rua José Rosa da Silva, nº 286), o atendimento é de segunda a sexta-feira, de 7h às 19h. No Bethânia (Avenida Alberto Giovanini, s/nº), o funcionamento será também de 7h às 19h, inclusive nos finais de semana (sábado, domingo e feriados).

A implantação das unidades de hidratação é mais uma medida efetiva da Prefeitura de Ipatinga para reduzir os riscos de uma epidemia e o agravamento de quadros das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. A iniciativa foi anunciada nesta segunda-feira (22), pela prefeita Cecília Ferramenta, em visita ao novo serviço na Unidade de Saúde do Bethânia.

A visita à unidade de hidratação também foi acompanhada pelo presidente da Câmara Municipal de Ipatinga, Sebastião Guedes e vereadores Nilton Manoel e Lene Teixeira, que também é membro da Comissão de Saúde Pública, Trabalho e Bem Estar Social do Legislativo, além de demais secretários municipais e diretores e técnicos da secretaria municipal de Saúde.

SERVIÇOS

O novo serviço oferece consulta clínica e de enfermagem, hidratação oral e venosa se necessário, prescrição e administração de medicamentos. Cada sala é equipada com seis cadeiras e duas macas, para acomodação de pacientes. Para garantir o funcionamento das unidades, Prefeitura de Ipatinga ampliou o quadro de médicos plantonistas, técnicos de enfermagem e enfermeiros. O secretário municipal de Saúde, Eduardo Penna, completa que objetivo é qualificar e tornar o fluxo de atendimento ao paciente mais ágil, evitando o agravamento de quadros.

CLASSIFICAÇÃO DE RISCO
“Em caso de sintomas, o paciente deve continuar a procurar a unidade de saúde do seu bairro, que está qualificada para os primeiros atendimentos. As salas de hidratação funcionarão como retaguarda para casos que inspiram mais cuidados e que serão atendidos com mais agilidade”, pontua o secretário. “O encaminhamento ocorre quando for necessária a hidratação venosa ou por demanda espontânea, caso o paciente precise de atendimento imediato além do horário de funcionamento das unidades”, reforça Eduardo Penna. Nas salas de hidratação, o acolhimento tem classificação de risco para pacientes com sintomas de zika, dengue e chikungunya.

HEMOGRAMA

A Prefeitura de Ipatinga também ampliou a oferta de hemograma. O exame realiza a contagem de plaquetas e hematócritos (células vermelhas) do paciente com sintomas de dengue, zika ou chikungunya. A alteração do hemograma pode indicar desidratação, que, nos casos mais graves, pode gerar problemas na coagulação do sangue, ocasionando febre hemorrágica e até óbito. O exame poderá ser feito em um dos quatro laboratórios conveniados, com resultado em até duas horas.

A Secretaria Municipal de Saúde segue os protocolos do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado de Saúde para a notificação e tratamento de pacientes com suspeita dessas doenças.


A hidratação é mais uma medida efetiva da Prefeitura de Ipatinga para reduzir os riscos de uma epidemia e o agravamento de quadros das doenças

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com