Cidades

Unidade Móvel de Mamografia fica em Fabriciano até sexta-feira

(Crédito: ACS/PMCF)

FABRICIANO – Nesta segunda-feira (5), cerca de 60 mulheres realizaram o exame preventivo de câncer de mama na Unidade Móvel de Mamografia. O veículo, que está estacionado no Terminal Rodoviário do Centro, voltou ao município desde a última semana e permanece até a próxima sexta-feira (9). A previsão é que sejam atendidas mais de 400 mulheres, entre 40 e 69 anos, que tiveram seus exames agendados pelas Unidades de Saúde da Prefeitura de Fabriciano.

A moradora Lourdes Vilela, do bairro Giovannini, foi uma das pacientes atendidas na Unidade Móvel. Ela afirma que a iniciativa é muito importante para ajudar as mulheres a prevenir o câncer de mama. “Todos os anos faço o exame. Agendei o serviço na Unidade de Saúde e hoje já fui atendida. Essa iniciativa é importante porque permite que qualquer mulher, acima de 40 anos, faça o exame gratuitamente”, avalia.

Outra paciente que realizou o exame, pela primeira vez, foi Kelly Cristina da Costa, do Centro. Ela disse que chegou à Unidade Móvel com receio, pois algumas amigas haviam adiantado que o procedimento causava incômodo. “O exame foi rápido e não doeu nada. Gostei do atendimento, pois todos me deixaram muito calma. Sei da importância de fazer a mamografia, porque ainda tem muita mulher morrendo de câncer de mama. Incentivo todas as mulheres a fazerem o exame”, afirma.

UNIDADE MÓVEL
As mais de 400 mamografias oferecidas às mulheres de Fabriciano já foram agendadas durante o mês de abril por meio das Unidades de Saúde. A Unidade Móvel realizará as mamografias de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h e das 13h às 17h15. A ação é resultado de uma parceria da Prefeitura com o Programa Controle do Câncer de Mama, do Governo do Estado.

No caso das pacientes que estão com o exame marcado, a orientação é comparecer à Unidade Móvel na data e horário agendado, munido de cartão do SUS, CPF e documento de identificação com foto. Em caso de dúvida, entrar em contato com a Secretaria de Saúde de Fabriciano pelo telefone 3846-7792.

 

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com