Cultura

“Um Inimigo do Povo” abre Campanha de Popularização

IPATINGA – A 9ª Campanha de Popularização do Teatro e Dança abre a grade de programação nesta quinta-feira (12), com o espetáculo “Um Inimigo do Povo”. A apresentação acontecerá no Teatro do Centro Cultural Usiminas, e os ingressos podem ser adquiridos nos postos de venda da Campanha (Shopping, Praça 1º de Maio e Consul do Cariru) no valor de R$ 8.
O texto é uma adaptação da obra “Um inimigo do povo”, de Henrik Ibsen. A montagem traz uma reflexão sobre o direito ao livre pensamento, à democracia, tendo como pano de fundo a contaminação do meio ambiente por agrotóxicos em uma cidade no interior do Brasil. A peça, que é produzida por Rômulo Duque e Marísia do Prado e dirigida por Walmir José, ganha novos contornos e uma atualidade impressionante em tempos de indignados que protestam nas ruas do mundo inteiro.
Política. Ideologia. Liberdade. Ética. Democracia. Maioria X Minoria… esses e outros temas são discutidos no espetáculo. A montagem retrata o conflito existente entre o individual e o coletivo. A adaptação se baseou em fato real de uma cidade brasileira grande produtora de soja.

MEIO AMBIENTE
Em uma cidade brasileira, a produção de grãos é beneficiada pelo uso excessivo de agrotóxicos, que causam problemas de saúde para a população. E daí, vem a grande discussão da montagem: como a democracia pode reinar numa comunidade, onde há interesses tão antagônicos?
Ideias contrárias são debatidas, a todo momento, no espetáculo. O conflito atinge a esfera pública, onde surge a mídia como poder interessado, o sistema financeiro, os negócios de exportação, os produtores, a população local e as relações familiares.
Walmir ressalta que levar o tema sobre agrotóxico para os palcos reflete numa discussão mundial e atual: a preocupação com o meio ambiente. “Sabemos que as pessoas prestam mais atenção nesse tema. E montar um texto com esse assunto traz discussões interessantes. Um Inimigo do Povo é uma peça de ideias. Na peça, é possível perceber como as ideias podem devastar relações políticas, comunitárias, familiares”, explicou.

AGENDA
Um Inimigo do Povo

Dia: 12 de janeiro
Horário: 20h
Teatro Centro Cultural Usiminas
Ingressos à venda nos postos de venda da Campanha: Praça 1º de maio, Shopping do Vale e Consul do Cariru

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com