Cidades

“Um dia no Parque” mostra riquezas naturais a estudantes

Solenidade de hasteamento da bandeira


IPATINGA
– A 12ª Companhia PM Independente de Meio Ambiente e Trânsito e os demais integrantes da Rede Ambiental Verde Vida (RAVV) promoveram no sábado (22), a segunda edição do “Um Dia no Parque”, evento que faz parte das ações programadas para enfatizar o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho. A iniciativa favorece a integração da comunidade com o meio ambiente, através de atividades educacionais desenvolvidas no interior do Parque Estadual do Rio Doce (PERD), em Marliéria.

Pela manhã, um ato solene marcou o início das atividades. Flautistas da cidade de Antônio Dias entoaram o hino nacional brasileiro, enquanto integrantes dos grupos de escoteiros realizavam o hasteamento das bandeiras, em meio às árvores da Unidade de Conservação.

APRENDIZADO

Os participantes, que totalizaram 380 pessoas, principalmente estudantes das escolas públicas dos municípios situados no entorno do PERD, foram divididos em oito grupos, identificados por cores. Entre 09h e 15h, eles estiveram em oito estandes temáticos, onde puderam conhecer melhor as riquezas naturais existentes no local e tudo o que é feito para preservá-lo. Além disso, dinâmicas de grupo estimularam o raciocínio e destacaram a importância do envolvimento de todos para garantir a conservação da natureza.

Durante o dia, eles percorreram trilhas, puderam observar animais da fauna silvestre e as diferentes formas de vegetação presentes no local. No viveiro de mudas, os participantes conheceram todo o processo de produção das espécies nativas, desde a coleta das sementes até a formação das mudas, que são doadas para instituições e pequenos produtores da região. Eles também se aventuraram num circuito de arvorismo e ainda fizeram um passeio de barco pela lagoa Dom Helvécio, também conhecida como lagoa do Bispo.

APOIO

Diversas instituições e seguimentos sociais prestigiaram o evento. Equipes do Corpo de Bombeiros Militar estiveram presentes, garantindo a segurança dos envolvidos. O Comandante da 12ª Cia PM Independente de Meio Ambiente e Trânsito, Ten Cel Ronaldo Silva e o Presidente da Rede Ambiental Verde Vida, Júlio César Madeira, também acompanharam as atividades. O evento foi coordenado de perto pelo 1º Ten José Maria dos Santos, que comanda o 3º Pelotão PM de Meio Ambiente, fração sediada no interior do Parque Estadual do Rio Doce, responsável pelo policiamento ambiental na região.

FANTOCHES
Um teatro de fantoches marcou o encerramento das atividades. Com uma linguagem lúdica, a peça da professora Kakau enfatizou os malefícios e benéficos do fogo. A segunda edição do “Um dia no Parque” foi considerada um sucesso, ampliando a participação das crianças e adolescentes, oportunizando a aproximação deles com o meio ambiente e estimulando a adoção de práticas ecologicamente corretas, que possam garantir a preservação da natureza aliada ao desenvolvimento sustentável da comunidade.


Entre as atividades do dia a prática do arvorismo

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com