Cidades

UAI de Ipatinga começa a atender nesta quarta-feira

Serviços como emissão da carteira de trabalho, identidade e solicitação de seguro desemprego já são oferecidos sob agendamento

 

IPATINGA – A Unidade de Atendimento Integrado (UAI) de Ipatinga, localizada na avenida Macapá, 665, no bairro Veneza, começa a funcionar nesta quarta-feira (5), a partir de 8h. Reunindo órgãos do Estado e da União, a repartição vai prestar vários serviços à comunidade, como emissão da carteira de identidade e carteira de trabalho, solicitação de seguro desemprego e expedientes relacionados ao Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG). No espaço ainda será possível agendar entrevista com representante do Núcleo de Assistência à Família (NAF). Há, também, espaços reservados para futuros atendimentos do Sistema Nacional de Emprego (Sine) e do Procon, que hoje funcionam no próprio prédio da Prefeitura e instalações próximas.

PPP

A UAI de Ipatinga é a 32ª do Estado e está entre as 13 que foram abertas por meio de Parceria Público-Privada (PPP). São 26 guichês de atendimento e mais três para coleta de impressão digital, em uma área construída de 740 m². Outros 300 m² estão reservados ao lado para expansão, caso seja necessário. A sala de espera é totalmente sinalizada e climatizada. Possui 159 cadeiras, banheiros e fraldário. Haverá também um guichê que será utilizado pela Polícia Militar para o registro de ocorrências.

SERVIÇOS

Como explicou o superintendente de Gestão das UAIs em Minas Gerais, Itaner Debossan, o objetivo das Unidades é oferecer aos cidadãos acesso rápido a diversos serviços públicos, com um moderno conceito de atendimento e eficiente sistema de gestão, tornando mais simples e eficazes as relações do Estado com os cidadãos. “A ideia da UAI é que vários serviços essenciais às pessoas sejam oferecidos dentro de um mesmo espaço, evitando que o cidadão fique se deslocando por locais diversos para ter acesso a documentos que são de direito dele”, afirmou.

ATENDIMENTO

A expectativa é de que sejam atendidas em média 800 pessoas por dia. A UAI funciona de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h. Alguns serviços serão realizados somente por agendamento, no site www.mg.gov.br, como emissão da carteira de identidade, carteira de trabalho, solicitação do seguro desemprego e entrevistas com assistente social do Núcleo de Assistência a Família (NAF), destinadas às famílias de encarcerados. No entanto, outros serviços poderão ser prestados sem a necessidade de marcação, como cadastramento para vagas de emprego, recadastramento do servidor público estadual aposentado, entrega de documentos do Detran, CNH e CRLV (Certificado de Registro de Licenciamento de Veículos), comunicação de venda de veículo e atualização de dados cadastrais no Detran.

“De acordo com os serviços, nós temos um número de senhas expedidas por dia. Há a possibilidade de remanejar a agenda segundo a necessidade e a demanda da cidade. Alguns atendimentos como confecção de boletim de ocorrência ou intermediação de mão de obra é de livre demanda. Assim que o cidadão chegar, ele será encaminhado ao guichê para ser atendido”, explicou Itaner Debossan.

O prefeito de Ipatinga faz planos para que a Unidade também seja utilizada para expedição de passaportes pela Polícia Federal

VISITA

O prefeito Nardyello Rocha visitou as instalações da Unidade na tarde desta terça-feira. O gestor do município lembrou que a UAI é um antigo sonho do munícipe ipatinguense, que está sendo realizado por meio de um convênio junto à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag). “Nosso objetivo é concentrar serviços num só local, para facilitar a vida dos moradores, com menos deslocamento e, mais do que isso, estamos gerando emprego e renda para a cidade”, frisou o prefeito, mencionando sobre os 30 atendentes contratados para fazer os atendimentos na Unidade.

SINE

Atualmente, o Sistema Nacional de Emprego (Sine) funciona no 2º andar da Prefeitura de Ipatinga. O Procon municipal fica localizado na rua Edgard Boy Rossi, 170, ao lado da PMI. A UAI de Ipatinga já possui dois espaços reservados (com guichês e sala de atendimento) para que os serviços sejam prestados no local. Nardyello Rocha enfatizou que brevemente o Sine e o Procon mudarão de endereço, o que irá gerar economia para o município e facilidades para o cidadão. “Nós temos um Procon de grande nível. Serão necessárias algumas adequações pequenas na sala para alojá-lo. E,  sem colocar data, iremos discutir a possibilidade de a Junta Administrativa de Recursos de Infração (JARI), localizada hoje na rua Diamantina, no Centro, funcionar também no posto da UAI. Além do Sine e do Procon, este pode ser mais um serviço a ser prestado em um local que já irá possuir atendimento referente ao Detran.

Acompanharam a visita do prefeito os secretários municipais de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Luis Henrique Alves, de Comunicação Social, Breno Brandão e de Segurança e Convivência Cidadã, Amador Francisco da Silva Neto.

PASSAPORTES

Por enquanto, a emissão de passaportes ainda não será feita pela Unidade de Atendimento Integrado (UAI) de Ipatinga. O serviço depende de disponibilidade de efetivo da Polícia Federal, que é responsável pela operacionalização do atendimento. Porém, o prefeito Nardyello Rocha garantiu que já existe uma conversa adiantada junto à PF para trazer o expediente para o município. “Tivemos uma reunião na quinta-feira passada, e nosso próximo passo é trazer um posto da Polícia Federal para que tenhamos a emissão do passaporte aqui em nossa cidade, evitando assim que uma população de quase 800 mil habitantes do Colar Metropolitano tenha que se deslocar para Governador Valadares a fim de obter o documento”, finalizou o prefeito de Ipatinga.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com