Internacionais

Três dias de luto em memória às vítimas

Câmeras de segurança filmaram dois terroristas com armas de guerra em punho após o massacre na sede da revista “Charlie Hebdo”


PARIS –
O presidente da França, François Hollande, decretou luto de três dias no país em memória das vítimas do ataque terrorista na manhã de ontem contra a sede do jornal satírico “Charlie Hebdo”, em Paris. De acordo com as autoridades policiais, três homens invadiram o prédio do jornal e mataram os recepcionistas, dois policiais e cartunistas famosos que realizavam uma reunião de pauta.

Foram confirmadas 12 mortes e 11 pessoas feridas, incluindo quatro em estado grave. Entre os corpos estão os dos cartunistas Georges Wolinski, considerado um dos maiores do mundo, Jean Cabu, Bernard Verlhac, conhecido como Tignous, e Stéphane Charbonnier, conhecido como Charb, diretor do jornal.

“Chargistas de muito talento foram mortos. Hoje eles são nossos heróis e, por isso, amanhã (hoje) será dia de luto nacional”, anunciou o presidente. Hollande informou que, ao meio dia, haverá um momento de recolhimento no serviço público e convidou toda a população a participar. As bandeiras francesas ficarão hasteadas a meio mastro por três dias.

Hollande pediu unidade à população para responder à altura o crime praticado contra a nação. “A nossa melhor arma é a nossa unidade. Nada pode nos dividir, nada pode nos separar”, disse o presidente. Ele também informou que a segurança será reforçada para evitar novos ataques, principalmente em locais públicos. A polícia francesa ainda está à procura dos assassinos.

Até o momento, nenhum grupo reivindicou a autoria dos ataques.

 

Suspeitos já teriam sido identificados
PARIS
– Os três suspeitos pelo atentado à sede da revista “Charlie Hebdo”, que matou 12 pessoas nesta quarta-feira (7) em Paris, já foram identificados pela polícia, segundo o jornal “Le Monde” e a revista “Le Point”. Dois dos suspeitos seriam franco-argelinos e irmãos com idades de 32 e 34 anos. O terceiro, cuja nacionalidade é desconhecida, teria 18 anos.

De acordo com a revista, os dois suspeitos mais velhos retornaram da Síria no último verão europeu e vivem em Pantin, bairro no nordeste dos subúrbios de Paris. Um deles já teria sido processado em 2008 por fazer parte de uma gangue que conclamava jovens a lutar no Iraque.

Todos os serviços de segurança da França procuram pelos três homens suspeitos de terem cometido o atentado terrorista. Apenas em Paris, o contingente policial mobilizado nas buscas soma mais de 2.200 agentes.

CARICATURA
De acordo com François Mollins, procurador-geral da República, os dois atiradores invadiram o prédio da revista, rendendo dois funcionários de manutenção, que foram assassinados em seguida. Na sequência, eles invadiram uma reunião, que ocorria no segundo andar do prédio, e abriram fogo. Mais dez pessoas foram mortas, entre elas oito jornalistas, um convidado e um policial que fazia a segurança do local. Outras onze pessoas ficaram feridas – quatro delas estão internadas em estado grave.

A revista semanal já publicou ilustrações satíricas sobre líderes muçulmanos e foi ameaçada por divulgar caricaturas de Maomé há três anos, tendo inclusive sua sede incendiada na época. Uma sobrevivente, a cartunista Corinne “Coco” Rey, disse ao jornal “L’Humanité” que foi obrigada por dois homens a deixá-los entrar no prédio e que eles falavam “francês perfeito”. 

Entre as vítimas do ataque estão o diretor e chargista Charb (Stéphane Charbonnier) e outros quatro desenhistas: Georgers Wolinski, Cabu (Jean Cabut), Philippe Honoré  e Tignous (Bernard Verlhac). Além deles, morreram o economista Bernard Maris, o revisor Moustapha Ourrad, o cronista Michel Renaud e o jornalista Philippe Lançon. 


Quadrinho de Wolinski, um dos cartunistas mortos ontem. (Quando eu penso que há quarenta anos
eu estava nas barricadas… Tentando. Esqueça tudo isso, papai)

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com