Cultura

“Trans-Bordando em Chica” permanece em cartaz até abril

IPATINGA – O público do Vale do Aço ganhou mais tempo para conferir a exposição inspirada na história de Chica da Silva, “Trans-Bordando em Chica”, da estilista Vanuza Bárbara. A mostra aberta durante o Festival de Verão, que encerrou no dia 21/2, continua em cartaz até o dia 30 de abril na Galeria Hideo Kobayashi, no Centro Cultural Usiminas.

No espaço, o público pode fazer uma viagem pela história de Chica da Silva por meio de peças de roupas, fotografias e um vídeo de registro do processo de criação do trabalho. A entrada é gratuita.

O propósito inicial de Vanuza Bárbara era contar histórias de Chica, por meio das roupas, destacando sua relação de 16 anos com João Fernandes, poderoso contratador de diamantes, que se apaixonou pela escrava garantindo alforria a ela. Os lugares onde ela viveu e por onde passou também estavam entre os temas pensados inicialmente. “Então foquei nessas temáticas, na arquitetura de Diamantina e seus diamantes, nas ruas da cidade e na natureza – no cerrado, com suas flores e sua luz retratada lindamente na exposição fotográfica que compõe a Mostra de Nilmar Lage e Rodrigo Zeferino”, enumera a estilista, acrescentando que, em seguida, sentiu necessidade de completar a obra fazendo referências aos filhos de Chica.

LINHA INFANTIL
Fiel à sua proposta de investir em moda sustentável, Bárbara seguiu, na linha infantil, os mesmos caminhos percorridos para a criação das primeiras peças de “Trans-Bordando em Chica”. “Pensei cada roupa sem perder os focos que prezo, a valorização das artes, da cultura, da história, a sustentabilidade e o caráter social de minhas produções. Mantive a pesquisa sobre Chica, acrescentando a sua relação com seus filhos. Voltei a me beneficiar dos tecidos de refugo e das artes, em todo o processo, desde a criação dos modelos, passando pelo tingimento das roupas, até a sua finalização com a escolha dos bordados e registro fotográfico do trabalho”, comenta a artista.
A coleção infantil foi criada em parceria com as mulheres do Fazendo Arte, grupo de bordadeiras do Bom Jardim, promovendo seu talento, inclusive por meio de oficinas gratuitas com nomes importantes do designer nacional, e estimulando as artesãs a criar e a gerar renda a partir das atividades artísticas.

VISITAS
A exposição está aberta ao público de terça a sábado, das 10h às 22h, com visitas orientadas. Para agendamento de visitas escolas ou em grupo o telefone de contato é 31.3824.3731.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com