Cidades

Toyoda comemora bom desempenho no IDEB

A Escola Estadual Almirante Toyoda (Cariru) foi a melhor no ensino fundamental na região, do 6° ao 9° ano, com nota 6,4   (Fotos: Nadieli Sathler) 

 

IPATINGA – Os indicadores do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2011, divulgados nesta semana pelo Ministério da Educação (MEC), apontaram que o ensino público em Minas Gerais vai muito bem, equiparando-se a padrões internacionais.
E três unidades de Ipatinga ganharam especial destaque no ranking estadual: a Escola Estadual Dom Helvécio (Imbaúbas) obteve a terceira melhor colocação de Minas, na categoria 1º ao 5º ano, com índice 8 (o primeiro lugar ficou com 8,6). Já a Escola Estadual Almirante Toyoda (Cariru) foi a sétima melhor do Estado, no ensino do 6° ao 9° ano, com nota 6,4. Nesta mesma faixa, entre as melhores, está a Escola Estadual Engenheiro Márcio Aguiar da Cunha, com nota 6,3, também entre as dez primeiras.
Para saber a receita do bom desempenho, o DIÁRIO POPULAR foi até uma dessas unidades de ensino para conversar com pais, alunos, professores e diretoria, a fim de saber dos projetos desenvolvidos. O encontro aconteceu na última sexta-feira (17), dia em que foi comemorado o Dia dos Pais na escola.
O corpo docente atribuiu a avaliação positiva alcançada ao programa pedagógico desenvolvido em sala de aula, além da metodologia para melhorar o desempenho e das atividades extra-classe.
Teolinda Maria Batista, professora do 5° ano, destacou ainda que o planejamento participativo garante que todos os educadores possam contribuir com ideias inovadoras. Outro importante aliado são os cursos de capacitação e reciclagem dos docentes. “Enquanto professora, me sinto muito orgulhosa do que desenvolvemos aqui. Se o resultado no 6º ano foi bom é sinal que tivemos uma base de ensino capaz de dar esse suporte aos alunos nos anos iniciais”, afirmou.

EXCELÊNCIA
A diretora Alice Pedrosa está há quatro anos à frente da direção unidade escolar do bairro Cariru, além de ser integrante do corpo docente há mais de uma década.
Coincidentemente, ela também trabalhou na escola Dom Helvécio por 14 anos.
“Fico satisfeita não apenas com o desempenho do Toyoda, mas também do Dom Helvécio. São duas unidades que sempre se destacam em diferentes posições na avaliação do Ideb. Isso é fruto do empenho dos professores e da família. Não há vida escolar se não tivermos a participação dos pais na vida acadêmica dos filhos”, ressaltou.

EXEMPLO
A auxiliar administrativo Luciana Peruzzo tem duas filhas que estudam no Toyoda. Alice atualmente cursa o 3° ano e está na unidade deste o 1° ano. A mãe comentou que a escola estadual compete com igualdade com as tradicionais escolas particulares instaladas no bairro Cariru.
“O empenho que vemos na escola é muito importante, por isso optei em colocar minhas filhas aqui. A forma de ensinar compete com igualdade com as melhores escolas existentes no município, como o Colégio São Francisco. Isso é muito importante para nós, pais, e temos a certeza que vai fazer diferença no futuro”, declarou.

PARTICIPAÇÃO
José Carlos Martins é um pai presente. Ele vai à escola não apenas para saber do rendimento de seu filho, que está no 6° ano. O aposentado integra há quatro anos o Conselho de Classe da unidade, o colegiado de professores e pais responsável por avaliar a disciplina e o rendimento escolar dos estudantes.
“Acompanho com orgulho o trabalho feito na escola. O diferencial é a família, estímulo e metodologia. Não é só estudar. Temos que ver o projeto e o desenvolvimento a cada etapa. Venho até mesmo sem ser chamado”, falou.

MÉDIA
A rede estadual mineira alcançou a nota média 6,0 nos anos iniciais e continua sendo a melhor do país. O índice, segundo o próprio Ministério da Educação, é equivalente à média da educação em países desenvolvidos e garantiu que Minas ficasse na 1ª colocação em relação a outros estados. No último Ideb, medido em 2009, a rede estadual mineira já era a primeira colocada, com índice de 5,8.
Com Ideb de 6, a rede estadual mineira não só deixou para trás a meta estabelecida para 2011, que era de 5,7, como ultrapassou antecipadamente a meta estipulada para 2013, que é de 5,9. No total, 767 escolas estaduais mineiras apresentaram Ideb igual ou superior a 6,0 nos anos iniciais em 2011.
Considerando o Ideb de todas as redes — estadual, municipais e privadas — Minas Gerais também conseguiu destaque. O índice alcançado foi de 5,9 e também ultrapassa antecipadamente a meta estipulada para 2013, que é de 5,7.


Nos anos iniciais do ensino fundamental, escolas mineiras atingem padrões internacionais de desenvolvimento

 


Luana Peruzzo matriculou a filha Alice na escola do bairro Cariru logo no 1° ano do ensino fundamental

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com