Cidades

Timóteo vai realizar 6,4 mil cirurgias eletivas até 2014

A liberação das cirurgias eletivas é uma conquista significativa para o município, avalia o secretário Ricardo Martins Araújo      (Crédito: ACS/PMT)

TIMÓTEO – O município conseguiu concretizar o sonho antigo da população de realizar as cirurgias eletivas para os usuários da rede municipal de Saúde. A Prefeitura pactuou com o Ministério da Saúde e o governo estadual a realização de 6,4 mil cirurgias eletivas nos próximos 12 meses. A medida atende os pacientes que estão na espera por uma cirurgia e vai beneficiar diretamente milhares de pacientes. Os procedimentos serão realizados pelo Hospital Vital Brazil e já começam nas próximas semanas.

ESPECIALIDADES

De acordo com a Secretaria de Saúde, serão realizados procedimentos de cirurgia geral e das áreas de otorrinolaringologia, urologia, vascular, ginecologia, ortopedia e oftalmologia. Somente nesta última área, serão realizadas 4 mil cirurgias de catarata, procedimento que antes era feito na cidade de Sabinópolis e que agora será centralizado pelo município. A pactuação entre a PMT e o Ministério da Saúde inclui outros 31 municípios, a maioria da região, que também encaminharão pacientes para Timóteo.

Os pacientes que aguardam cirurgias de catarata já estão realizando exames pré-cirúrgicos.Esse será também o encaminhamento para os pacientes a serem operados nas demais áreas médicas oferecidas. A Secretaria de Saúde informa que a prioridade será para os casos de maior urgência e os casos mais antigos.

De acordo com a Secretaria, há casos de pacientes aguardando cirurgias desde 2011. Eles serão encaminhados em no máximo duas semanas para a realização dos exames pré-cirúrgicos, que também serão feitos no Vital Brazil. Os casos de maior complexidade, informa a Secretaria, continuarão a ser feitos em Belo Horizonte através do Tratamento Fora de Domicílio (TFD).

CONQUISTA
A liberação, depois de meses de espera, das cirurgias eletivas para a população de Timóteo significa uma conquista significativa para o município, avalia o secretário Ricardo Martins Araújo. “Há muitos meses que esperávamos essa liberação, finalmente vamos atender às pessoas que esperam por uma cirurgia”, comemorou o secretário.

Ricardo ressalta que outro fator importante para Timóteo é que essas cirurgias serão realizadas em Timóteo, eliminando o incômodo para o paciente e o trabalho extra, além do custo, que gerava para o município. “Os pacientes terão mais conforto e se sentirão mais seguros em poder realizar, dentro de Timóteo, a cirurgia que necessitam”, avaliou Ricardo.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com