Cidades

Timóteo realiza teste rápido de leishmaniose visceral em cães

(Crédito: ACS/PMT)

 

TIMÓTEO – A Secretaria de Saúde, através do Departamento de Vigilância em Saúde, realiza nesta semana um “mutirão” para realização de testes rápidos de leishmaniose visceral em cães da cidade. O trabalho será iniciado nesta terça-feira (4), e vai até sexta-feira (7), na área de ocupação do bairro Limoeiro.

Também conhecida como calazar, a leishmaniose é transmitida principalmente pelo cachorro, que, picado pelo mosquito, adquire a doença e desenvolve um quadro clínico semelhante ao homem. A doença não é contagiosa nem se transmite diretamente de uma pessoa para outra, nem de um animal para outro, nem dos animais para as pessoas. A transmissão do parasita ocorre apenas através da picada do mosquito fêmea infectado.

FIOCRUZ

Os testes rápidos de leishmaniose visceral canina são fornecidos pela Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz). A realização desses exames vai permitir a identificação de animais doentes em apenas 20 minutos. O objetivo é impedir que esses animais sejam hospedeiros do transmissor da doença para humanos, a partir da picada de insetos contaminados.

De acordo com a Secretaria de Saúde, essa pesquisa será realizada nas áreas do município com maior probabilidade de desenvolvimento da leishmaniose, que é transmitida pelo mosquito palha (do gênero Lutzomyia longipalpis). A doença é grave e pode infectar humanos quando picados pelo mosquito com o protozoário. Na maioria dos casos, o período de incubação é de dois a quatro meses, mas pode variar de 10 dias a 24 meses.

PALESTRA
Também nesta terça-feira, às 15:00h, no auditório da Prefeitura de Timóteo, pesquisadores da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) ministram palestra sobre “Leishmaniose e Hantavírus”, dirigida a representantes da Polícia Militar Ambiental e a profissionais de saúde do município. O trabalho de pesquisa é coordenado pelo doutorando Cristian Ferreira.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com