Cultura

Timóteo oficializa parceria para restaurar Forno Hoffmann

Representantes da sociedade e do governo acompanharam a assinatura da ordem de serviço, no Forno Hoffmann

 

TIMÓTEO – A Prefeitura Municipal autorizou o Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste) a iniciar, por meio do curso de Arquitetura e Urbanismo, a elaboração de projeto técnico que visa revitalizar o Forno Hoffmann, no bairro Novo Horizonte. Nesta etapa, serão investidos R$ 59,3 mil em recursos do município. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos pelo Unileste em até cinco meses.
Um dos principais monumentos históricos da região, o Forno Hoffmann está diretamente relacionado à expansão urbana no Vale do Aço durante a segunda metade do século XX, tendo fornecido os tijolos para as primeiras edificações, e agora será transformado num espaço multiuso para abrigar diversas atividades culturais e acadêmicas, como simpósios, convenções, exposições, apresentações teatrais e exibições cinematográficas, entre outras.
O prefeito Sérgio Mendes assinou a ordem de serviço em cerimônia oficial realizada na manhã de ontem (21), enfatizando a necessidade de valorização da cultura e do patrimônio histórico no município. “Por meio da secretaria de Esporte, Cultura, Lazer e Juventude, que criamos nesta Administração, queremos promover aqui uma programação diversificada e sempre aberta à população. Nosso objetivo é investir na cultura não somente para revelar novos talentos, mas também para reforçar a identidade de nosso povo, resgatando suas raízes históricas”, salientou.

RESGATE

O local ficou abandonado por mais de dez anos, gerando diversos transtornos à comunidade vizinha, como detalhou a presidente da Associação de Moradores do bairro Novo Horizonte, Magda Maria Ferreira. “Este local, que estava abandonado, servia de criadouro para ratos, baratas, morcegos e toda espécie de animais que transmitem doenças. Ficamos muito satisfeitos de ver o Forno Hoffmann finalmente sendo tratado com a importância que merece”, disse.

RELEVÂNCIA

O coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo do Unileste, Ricardo Augusto Crochet, ressaltou a relevância do projeto para a comunidade do Vale do Aço como um todo. “O Unileste se firmou como centro de excelência em ensino superior no estado de Minas Gerais, também pelo seu perfil de forte atuação na extensão acadêmica, por meio do qual dá sua contribuição para a sociedade impregnando estes mesmos valores em várias gerações de estudantes. Por isso é uma honra estarmos celebrando uma parceria de tamanha importância com a Prefeitura de Timóteo”, ressaltou.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com