Cidades

Timóteo marca presença com ato em defesa da vida e contra Bolsonaro

Foto: A manifestação em Timóteo colocou na ordem do dia as pauta identitárias, em defesa da democracia, da vacina e da vida – Crédito:  Marco Túlio Dias

Ato foi convocado pelo Fórum em Defesa da Vida Vale do Aço com pauta de reivindicações diversas

TIMÓTEO – Manifestantes se reuniram no sábado (24), em protesto contra o governo do Presidente Jair Bolsonaro (sem partido). A concentração do ato teve início por volta das 9 horas na Alameda 31 de Outubro, em frente a Fundação Aperam, de onde seguiu em caminhada pelas ruas do Centro Norte. O ato regional foi convocado pelo Fórum em Defesa da Vida, frentes Brasil Popular, Povo Sem Medo e Coalizão Negra, Centrais Sindicais e Partidos Políticos. Participaram, também, movimentos sociais em defesa da população LGBTQIA+ e do meio ambiente, entre outros.

PAUTA

A pauta de reivindicações era diversa. O próprio grupo denominou a manifestação como “em defesa da vida dos brasileiros, em defesa da democracia e do fora Bolsonaro”. Todos os participantes utilizavam máscaras e empunhavam cartazes, painéis e faixas. Nelas estavam estampadas as suas reivindicações: auxílio emergencial digno, emprego, em defesa da educação, saúde e da soberania nacional e popular. Denunciaram o genocídio por COVID-19 das populações indígenas e negra, a violência contra a população LGBTQIA+ e as mulheres. Defenderam também o estado democrático e de direitos e exigiram que as instituições do estado não sejam omissas, diante da morte de 550 mil brasileiras e brasileiros, dada a negligência e a corrupção. Uma faixa com cerca de 8 metros de comprimento exibia a frase “Fora Bolsonaro”.

INTERVENÇÕES

Durante toda a manifestação, em um carro de som, aconteciam intervenções artísticas, com um ator vestido de morte com faixa presidencial, máscara de caveira e uma caixa do medicamento cloroquina, simbolizando o negacionismo da doença, enquanto alternavam em discursos às diversas lideranças que participaram do ato. “É gravíssima a situação do Brasil, a democracia e a vida dos cidadãos estão sendo seriamente ameaçadas. Um presidente ignorante, irresponsável e mentiroso. O Vale do Aço dá um grito de basta ao autoritarismo, ao genocídio, à violência e a tudo de ruim que este governo representa. Queremos viver com alegria, dignidade e esperança”, afirmou o vereador Vinícius Bim.

PERFORMANCE

Saudados durante o percurso, por populares, que aplaudiam e gravavam as imagens em seus celulares, a marcha chegou ao Coreto ao som dos tambores e palavras de ordem, onde acontecia uma performance sobre o momento em que o país atravessa. Um ator representando o governo e outro representando o capital, mantinham presos, outros que simbolizavam as trabalhadoras e os trabalhadores, os segmentos vítimas de racismo e preconceitos e o patrimônio nacional. No epílogo o Presidente da República é destituído e a faixa presidencial é repassada a uma criança, em alusão a um novo Brasil, no qual prevaleçam a democracia e a justiça social.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com