Nacionais

Timóteo investe na atenção básica

TIMÓTEO – A Prefeitura Municipal está investindo na melhoria da rede de Atenção Básica da Saúde, adotando o modelo de acolhimento das demandas espontâneas dos usuários. “Neste modo de trabalhar, todos que procuram os serviços dos postos de saúde são atendidos de forma humanizada. Os usuários são ouvidos no acolhimento, no qual é feita uma avaliação preliminar de suas condições clínicas e dadas respostas para suas demandas. Quem chegar das 7h às 17h, nas UBS, será atendido”, explicou o secretário de Saúde de Timóteo, César Luz, durante reunião do Conselho Municipal de Saúde, realizada nesta quinta-feira, na Casa dos Conselhos, no bairro Primavera.

INVESTIMENTOS

O secretário citou alguns dos investimentos na melhoria da área da Atenção Básica à Saúde. As UBS funcionam de segunda a sexta-feira, de 7h às 17h. Este mês, as unidades Petrópolis e Olária (Mário de Souza) passam a contar com um médico cada uma. No Petrópolis o médico clínico está disponível toda sexta-feira no horário de 7h.
Já na unidade de Saúde do bairro Olaria, o atendimento do médico clínico é realizado de segunda a quinta-feira, abrangendo também os usuários dos bairros Santa Maria e Eldorado. Na UBS Mário de Souza, foi disponibilizado também o atendimento de uma enfermeira para realizar exames de preventivo de Câncer de Colo de útero e também pré-natal, além de outras demandas de usuários.
O Centro de Especialidades Raimundo Alves de Carvalho, no bairro Timotinho, além de ofertar as consultas de especialidades também tem três médicos clínicos para atender os casos dos usuários dos bairros Timotinho, Centro, Funcionários, Bromélias, Alvorada, Garapa, São Cristóvão.

MAIS MÉDICOS

O município de Timóteo fez a adesão ao Programa Mais Médicos para o Brasil do Governo Federal, sendo assim ele conta com cinco médicos deste programa, sendo quatro brasileiros e um estrangeiro.Por determinação do Governo Federal, esses profissionais trabalham 32h semanais,ou seja quatro dias na semana nas unidades e um dia por semana têm encontro com o responsável pelo programa ou um dia livre para estudo, pois todos estão cursando a pós-graduação em Saúde da Família, chamado de “day off”.
As Unidades que contam com esses profissionais são; Cachoeira do Vale, Bela Vistae Timotinho com atendimentos de segunda a quinta e day off na sexta-feira; Alegre e Ana Moura com atendimentos na segunda, terça, quinta e sexta e day off na quarta-feira.Os profissionais compõem as equipes de Saúde da Família, que atendem durante toda a semana, com exceção da UBS do Timotinho que não integra o PSF.

SERVIÇOS
Atualmente, o município de Timóteo é munido de 14 Unidades Básicas de Saúde e 16 equipes de Saúde da Família. As equipes oferecem serviços de cadastro dos usuários, acolhimento, consultas médicas e de enfermagem, agendamento de consultas especializadas, dispensação de medicamentos, grupos operativos e palestra nas escolas.
As UBS respondem por procedimentos como curativo, aplicação de vacinas, administração de medicamentos, aferição de pressão arterial, aferição de glicemia capilar, nebulização e medidas antropométricas. Já o Centro de Saúde João Otávio (CSJO) atende apenas situações de emergência e urgência, não sendo competência do CSJO a realização de consultas ambulatoriais e de especialidades e de exames de rotina (sem urgência).

SUTURA
Atualmente, foi implantado nas UBS Alegre, Cachoeira do Vale, Timotinho e Sede atendimento para sutura de pequenos cortes, otimizando e melhorando a qualidade da assistência para os usuários, no horário de 7h ás 11h e 13h às 17h. Todas as unidades de Saúde estão com estoque de medicamentos injetáveis para tratamento de dor, medicamentos para crise hipertensivas, crises respiratórias e entre outras consideradas mais simples e em condições de atendimento na Unidade Básica.
Dados apontam que mais de 70% dos atendimentos feitos no Centro de Saúde João Otávio não se caracterizam como emergência e poderiam ser resolvidos pelas UBS. “Hoje, nossas Unidades de Saúde e equipes de Saúde da Família estão bem estruturadas para atender as demandas dos usuários relativas à Atenção Básica. Neste momento de crise por conta do fechamento do Hospital José Maria Morais de Coronel Fabriciano, o que afeta diretamente ao município de Timóteo, a comunidade deve ter consciência sobre a “porta de entrada” dos serviços públicos de saúde que são as UBS, que estão localizadas em todas as regionais da cidade.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com