Cidades

Timóteo inicia vacinação contra HPV nas escolas

Vacina será aplicada em três etapas: a segunda dose daqui a seis meses e a última após 5 anos

TIMÓTEO – A Prefeitura de Timóteo inicia na próxima segunda-feira (10) a vacinação de meninas de 11 a 13 anos de idade contra o HPV (papiloma vírus humano). A campanha será realizada em todas as escolas das redes municipal, estadual e particular. Até o dia 28 de março, a equipe de Vigilância em Saúde passará em todas as escolas da cidade. A vacina estará disponível também nas Unidades de Saúde.

O objetivo é vacinar todas as alunas de 11 a 13 anos de idade contra o HPV, principal causador do câncer de colo de útero, uma das doenças com maior taxa de mortalidade. A vacina será aplicada em três etapas, sendo a segunda dose para daqui a seis meses, e a última após cinco anos.

Todas as 15 escolas públicas e particulares de Timóteo receberão as equipes de vacinação da Secretaria Municipal de Saúde, em dias diferentes. Serão reservadas salas especiais para atender às meninas. Os pais que não quiserem que suas filhas sejam imunizadas deverão assinar um termo de responsabilidade.

FAIXA ETÁRIA
A vacina contra HPV é a quadrivalente, que previne contra quatro tipos do vírus (6, 11, 16 e 18). Dois deles (16 e 18) respondem por 70% dos casos de câncer de colo de útero, responsável atualmente por 95% dos casos de câncer no País.

A vacina tem eficácia comprovada para mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual. Apesar de ser uma doença grave e que não apresenta sintomas, o HPV tem tratamento e cura. Dependendo do estágio, é recomendada a aplicação de medicamentos, cirurgia, cauterização ou até pequenas intervenções.

De acordo com Eunice Silveira, do Departamento de Vigilância em Saúde da PMT, a expectativa é de atingir ao menos 80% da população feminina com idade entre 11 e 13 anos, aproximadamente 2,5 mil meninas. Ela adiantou que, no ano que vem, a faixa etária da campanha será ampliada para a partir dos nove anos de idade.

CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO
Em cada dia da semana a vacinação será realizada em uma escola. A primeira será a Escola Estadual Antônio Silva, no Centro Norte, no dia 10, no turno da tarde. Na primeira semana da campanha serão vacinadas também as alunas da Escola Batista de Acesita, na manhã do dia 11 de março; Colégio Lúcia Casassanta, no dia 12 pela manhã; dia 13, no período da tarde, na Escola Estadual São Sebastião; e dia 14, de manhã, na Escola Municipal Maria Aparecida Martins Prado (MAMP), no Alphaville.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com