Cidades

Timóteo implanta seu novo Sistema Municipal de Ensino

TIMÓTEO – A cidade começou a operar neste mês o Sistema Municipal de Ensino (SME) que dá autonomia para a gestão da educação no município. A partir de sua criação, a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, juntamente com o Conselho Municipal de Educação, implementará a nova gestão da educação na cidade. “O sistema é uma conquista para garantir a qualidade da educação, tão desejada pela comunidade”, expõe a secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Cecília Maria Siqueira.

LIBERTAÇÃO

O SME de Timóteo foi instituído pela Lei Municipal nº 3.304/2013, de autoria do Executivo. A nova lei “liberta” o município da obrigatoriedade de seguir as regras definidas pelo Governo do Estado, que nem sempre levam em conta as características da cidade ou da região. Agora, a Secretaria Municipal de Educação agirá de forma independente para estipular as normas do ensino no município, abrangendo a rede municipal e as instituições de educação infantil da rede privada. As políticas educacionais levarão em consideração as normatizações emanadas do governo federal.

“Constituir o Sistema Municipal de Ensino, significa a autonomia do ensino municipal, adequando as estruturas legais às peculiaridades locais e dando agilidade aos processos. O SME possibilita o maior envolvimento das lideranças locais e a comunidade, e o fortalecimento do Conselho Municipal de Educação, que amplia sua função de normatização e fiscalização”, dispõe a secretária. O sistema prevê o estabelecimento, pelo município, de normas complementares para o funcionamento do novo modelo de gestão.

VANTAGENS

De acordo com Cecília Siqueira, as principais vantagens do Sistema Municipal de Ensino são: a autonomia na gestão, adequando as decisões às demandas e peculiaridades do município; rapidez em processos como os de autorização e credenciamento de instituições educacionais; igualdade com os demais entes da Federação na discussão, proposição e implementação de políticas educacionais; e fortalecimento do papel do Conselho Municipal de Educação.

A secretária destaca também a abertura para a maior participação da comunidade nos debates e na elaboração das normas que regerão o ensino. “O SME prevê ainda a continuidade das políticas públicas educacionais, evitando fragmentações. A opção pelo Sistema próprio exige do gestor uma visão clara dos objetivos educacionais, bem como uma postura democrática que estimula os princípios da cidadania”, sinaliza.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com