Cidades

Timóteo exonera comissionados para reduzir folha de pagamento

TIMÓTEO – A Prefeitura Municipal anunciou nesta terça-feira (19) uma série de medidas para redução de despesas, o que inclui a demissão de aproximadamente 80 servidores comissionados. Essas exonerações somam-se a outros cortes de despesas com o objetivo de adequar a máquina administrativa à realidade orçamentária do município.

A secretária municipal de Administração, Maria Ângela Firmino Gomes, confirmou as exonerações, e disse que se trata de uma medida “difícil, mas necessária”, sob o risco de inviabilizar o funcionamento da Prefeitura e comprometer o pagamento do funcionalismo. “Estamos fazendo cortes para evitar o comprometimento do Orçamento e garantir, como tem sido feito desde o início do ano, o pagamento de salários em dia”, justificou Maria Ângela.

De acordo com a Secretaria de Administração, os cortes atingiram todos os setores da Prefeitura de Timóteo. “As exonerações foram feitas de forma a não comprometer o bom andamento dos serviços, com o maior respeito e a garantia de todos os direitos, pois, afinal, trata-se de pais e mães de famílias”, justificou.

ECONOMIA
Maria Ângela calcula que essas 80 demissões vão aliviar a folha de pagamento em aproximadamente R$ 300 mil por mês. Mas admite que, se essa economia não for suficiente para os ajustes necessários no Orçamento, outros cortes terão que ser feitos. Entre os demitidos estão diretores de departamentos, chefes de seções e assessores.

Outras medidas estão previstas dentro desse esforço para redução dos gastos da Prefeitura de Timóteo, como a fusão de secretarias e de alguns setores. “Estamos buscando a otimização do serviço público, o que vai exigir maior esforço e comprometimento de todos os funcionários para enfrentarmos esse período de dificuldades”, afirmou a secretária de Administração.

ECONOMIA
Conforme Maria Ângela Firmino Gomes, economizar em cada centavo para cumprir todos os compromissos e ainda fazer as obras e garantir os serviços que a população necessita, tem sido a preocupação da Prefeitura de Timóteo desde o início de 2013. O combate ao desperdício, ressaltou, é um objetivo que tem sido perseguido desde o primeiro dia do atual governo e que, até agora, já possibilitou a economia de aproximadamente R$ 8 milhões em diversos setores.

Essa economia está sendo feita principalmente no consumo de água, luz e telefone, na folha de pagamento de servidores e nos principais serviços da Prefeitura, como o de transporte e limpeza pública. Nesse período, o governo fez a revisão de contratos, refez processos e projetos para “colocar ordem na casa”. Até agosto, acentua a secretária de Administração, a PMT já havia conseguido uma economia superior a 11,5% em relação aos gastos de 2012.

 

MENOS GASTOS EM TODOS OS SETORES
Comparando-se os gastos da Prefeitura de Timóteo de janeiro a agosto de 2013 com os do mesmo período do ano passado, o setor em que o atual governo mais economizou foi o de publicidade e propaganda: 65,44% a menos. Enquanto nos oito primeiros meses de 2012 foram gastos R$ 676.950,80 com publicidade e propaganda, de janeiro a agosto de 2013 os gastos totalizaram R$ 233.945,84, com custeio da secretaria e pagamento de pessoal.

Em valores absolutos, a economia com a limpeza pública foi a maior, somando R$ 2.419.726,91 apenas no período de janeiro a agosto de 2013. Nos oito primeiros meses de 2012 foram gastos R$ 6.681.523,69 com a limpeza pública, valor que no mesmo período deste ano caiu para R$ 4.261.796,78, uma economia de 36,22%.

O setor de transportes da Prefeitura de Timóteo também reduziu consideravelmente os seus gastos em relação a 2012. Considerando os carros alugados pela PMT, os chamados “carreteiros”, e os ônibus escolares, a economia passa de R$ 1,5 milhão entre janeiro e agosto. No caso do transporte escolar, a Prefeitura de Timóteo pagou R$ 1.233.559,44 no período de janeiro a agosto de 2012. No mesmo período de 2013, com a compra de ônibus próprios e renegociação de contratos, os gastos caíram quase à metade: R$ 620.102,00.

FIM DO DESPERDÍCIO

O fim do desperdício trouxe economia considerável no consumo de água e energia elétrica, com o cancelamento de hidrômetros e padrões instalados em áreas públicas e particulares. Um exemplo do fim dessa “farra” é o consumo de energia elétrica. Apenas o gasto do município com a Cemig, no período de janeiro a agosto de 2013, caiu de R$ 1.937.619,83 para R$ 1.346.108,33.

A economia com telefonia também foi considerável. De janeiro a agosto de 2012 foram pagos R$ 286.876,53 à Telemar. No mesmo período de 2013, esse valor caiu para R$ 242.049,06, ou 15,63% a menos.

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