Cidades

Timóteo executa seu plano de contingência contra a dengue

(Crédito: ACS/PMT)

 

TIMÓTEO – O município está preparado para combater a dengue no período de chuvas que se inicia nesta época do ano. Diversas ações conjuntas foram planejadas pela Administração Municipal para evitar o surgimento de uma nova epidemia na cidade como a que ocorreu no verão passado, quando foram notificados mais de 6 mil casos da doença, além de uma morte. O Plano de Contingência contra a Dengue, elaborado e posto em prática desde o início de outubro, prevê ações de combate ao surgimento de focos do mosquito Aedes aegypti e de conscientização dos moradores para que não permitam criadouros do mosquito em casa.

INTEGRAÇÃO

As ações, segundo a Vigilância em Saúde, integram diversos órgãos e secretarias da Prefeitura de Timóteo, tendo em vista a diversidade de situações que envolvem o combate à endemia. Coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde, um comitê intersetorial de combate à dengue elaborou e coordena a execução do Plano de Contingência, que inclui mobilização de grupos de pessoas, mutirões de limpeza nos bairros, ações conjuntas com empresas e o envolvimento dos alunos da rede pública em atividades de orientação.

MUTIRÃO
A ação de maior vulto tem sido o “Mutirão da Cidadania – Todos contra a dengue”, uma mobilização pelos bairros de Timóteo para limpeza, recolhimento de lixo e entulho e conscientização da população. Nela, servidores e máquinas da Prefeitura circulam pelas ruas dos bairros recolhendo possíveis criadouros do mosquito da dengue, retirando montes de lixo e entulho e convocando a população a entrar na guerra contra a dengue.

LIRAa
Dentro do plano de ação da Secretaria de Saúde, agentes de endemias da Vigilância em Saúde realizaram no mês passado o Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa). O índice apurado pelo município ficou em 3% no geral, metade dos 6,2% apurados em abril último, quando foi realizado o último LIRAa. Mas ainda é considerado de alerta médio, pois o máximo tolerável pelo Ministério da Saúde é de 1% para que o município seja considerado não endêmico. Entretanto, há em Timóteo casos de índices elevados, que apontam para o risco de nova epidemia.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com