Cidades

Timóteo define políticas sobre direitos dos idosos

TIMÓTEO – Com o tema “O Protagonismo e o Empoderamento da Pessoa Idosa: Por um Brasil de todas as Idades”, foi realizada na segunda-feira a II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Timóteo. O evento, na Associação dos Aposentados e Pensionistas de Timóteo, contou com a participação de 150 pessoas, entre representantes do poder público, entidades e da comunidade. A organização ficou a cargo do Conselho Municipal do Idoso de Timóteo (CMIT) e da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Os conferencistas foram recepcionados ao som do saxofonista José Nilton e o coral do Humanizar abrilhantou a abertura do evento. O presidente do CMIT, Aluecir Rezende Sant’ana, destacou a importância da conferência. “Pesa sobre nós uma grande responsabilidade em relação aos idosos. Este é o lugar para discutir sobre os direitos das pessoas idosas, para que através das nossas propostas os nossos governantes possam elaborar leis e políticas públicas”, disse.

A secretária de Assistência Social, Patrícia Nunes, destacou as iniciativas da Administração Municipal focadas no público da terceira idade. “A conferência é o espaço legítimo onde o poder público e a sociedade podem se integrar. Por isso, é importante que os idosos participem deste processo, para que tenham vez e voz na discussão de políticas públicas que atendam as suas necessidades. Discutir empoderamento e protagonismo é fundamental para avançarmos”, afirma.

Solange Gomes, representante da Pastoral do Idoso, disse que foi interessante participar do evento. “Trabalho com esse público e percebo a necessidade que existe dos idosos conhecerem os seus direitos. Muitos idosos e seus familiares têm seus direitos violados por não terem acesso às leis e às informações. Parabenizo a administração por oferecer este espaço para um debate democrático”.

PALESTRA

A assistente social do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Lorena Gomes de Melo, foi a palestrante para o público presente na Associação dos Aposentados e Pensionistas de Timóteo. Lorena falou sobre o aumento do número de pessoas idosas no Brasil, mitos em relação à velhice, protagonismo, empoderamento e as leis que garantem os direitos dos idosos.

Os conferencistas debateram as diretrizes especificas para a área, com a presença de representantes de órgãos governamentais, conselheiros, trabalhadores da área, usuários, representantes de entidades e pessoas interessadas nas questões relativas à temática. Dentro da programação do evento foram eleitos os delegados para a Conferência Estadual da Pessoa Idosa, que acontecerá até agosto de 2015: Sebastião Salvador e Anária de Almeida, titulares, e Creuza Catarino e Geraldo Gomes, suplentes, representando a sociedade civil; e também Andréia Rocha, titular, e Olívia Silva, suplente, como representantes governamentais.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com