Cidades

Timóteo decreta estado de emergência contra dengue

Keisson assinou nesta sexta  decreto que permite ampliar no município ações de combate à dengue
(Crédito: Nadieli Sather)


TIMÓTEO
– Em função do elevado índice de infestação do mosquito Aedes aegypti, os casos notificados da doença e ainda o período chuvoso levaram o prefeito Keisson Drumond (PT) a decretar ontem estado de emergência e alerta epidemiológico de dengue no município.

Ainda ontem o chefe do Executivo assinou o documento que lhe dá plenos poderes para contratar, temporariamente, mão de obra para fazer a limpeza de lotes vagos e demais locais onde há focos do mosquito.
O documento também possibilita que a Prefeitura de Timóteo tenha poder de polícia para adentrar em lotes e casas desocupadas e ainda reforce a equipe médica que está atendendo pacientes do SUS no centro de saúde João Otávio, no bairro Olaria.

O Levantamento de Índice Rápido de Aedes aegypti (LIRAa) na casa dos 3%, quando o recomendado pela OMS é de apenas 1%, também contribuiu para que fosse decretado o estado de emergência.
“Conseguimos reduzir o LIRAa, mas a situação da cidade ainda inspira cuidados. Estamos empenhando toda a equipe da Secretaria de Obras para retirar os entulhos e lixo da cidade. Agora o período chuvoso chegou de verdade e estamos tomando todas as medidas para que nos meses de fevereiro e março os casos de dengue não aumentem”, observou Keisson.

LIMPEZA
Nas últimas semanas a Prefeitura tem cumprido um cronograma de mutirões de limpeza em vários pontos da cidade; só na semana passada, no bairro Ana Moura, o prefeito disse terem sido retirados das ruas quase 340 caminhões de entulho.

Os bairros de Timóteo com maior índice de infestação da dengue identificados foram o distrito de Cachoeira do Vale, Serenata, Ana Rita, Recanto Verde e Macuco – apesar de haver casos de notificação em vários outros pontos da cidade.
Keisson ponderou que ainda será preciso um trabalho intensivo nos próximos 30 dias para que a cidade fique definitivamente limpa, sem entulho ou lixo pelas ruas e avenidas.

MEDIDAS
O prefeito ressaltou que o decreto de “estado de emergência e de alerta epidemiológico” visa a estreitar os laços entre o Ministério da Saúde, a Secretaria de Estado de Saúde e o município. “As três esferas governamentais estão se unindo para resolver esse problema. Pedimos que os moradores limpem seus quintais, capinem seus lotes e vigiem suas ruas. Essa é uma guerra de todos”, conclamou.

Para reforçar a assistência médica, a Prefeitura de Timóteo vai contratar profissionais de saúde – médicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem – para ampliação do atendimento na Unidade de Hidratação montada na Unidade de Saúde Mario de Souza, no bairro Olaria, nos horários de pico, entre 10h e 22h.
Está prevista ainda a compra de medicamentos com recursos liberados pelo Ministério da Saúde. A Unidade de Hidratação e a Unidade de Pronto Atendimento João Otávio passarão a oferecer um maior número de kits para testes rápidos de diagnóstico da dengue, com resultados efetivos em cerca de 20 minutos.

Sorotipo 4 já ameaça a região, alerta secretário
Timóteo
O secretário de Saúde de Timóteo, Ricardo Martins Araújo, alertou nesta sexta-feira (1º) que o sorotipo 4 (DEN 4) da dengue já está circulando em Minas Gerais, tendo, inclusive, sido detectado em Governador Valadares, a aproximadamente 100 km de Timóteo, o que coloca a cidade na zona de risco de um tipo mais grave da doença. “Isso é preocupante, pois a população encontra-se suscetível a esse novo tipo de vírus, fato que propicia o aumento da transmissão de dengue e a ocorrência de maior número de casos”, afirma Ricardo Araújo.
Ricardo Araújo aproveitou para reforçar o alerta também para a população se empenhar nessa verdadeira guerra contra o Aedes aegypti. Ele lembra que o calor e as chuvas no período de novembro até abril propiciam as condições ideais para proliferação do mosquito transmissor da dengue, o que pode extrapolar ainda mais o já elevado número de casos registrados na cidade – 2.396 de 1º a 28 de janeiro último.

Reestruturação da rede de saúde é outra prioridade
Timóteo
– A rede de saúde de Timóteo precisa de uma reestruturação urgente. A constatação é do secretário municipal de Saúde, Ricardo Martins Araújo, que nesta sexta-feira (1º) encaminhou ao Ministério e à Secretaria de Estado da Saúde um ofício com diagnóstico da situação e com reivindicações para superar o abandono a que o setor foi relegado no governo anterior.
O déficit de recursos humanos na saúde pública de Timóteo é grande. Todas as 16 equipes de Saúde da Família implantadas funcionam sem o total de profissionais necessário. São apenas oito médicos, 12 enfermeiros e três técnicos em enfermagem da família para atender a toda a população.
No caso do combate à dengue, apesar da projeção de epidemia para o início de 2013, o setor de Zoonoses da Prefeitura de Timóteo conta, desde julho de 2012, com apenas 13 agentes de combate a endemias em campo e dois nos “pontos estratégicos”, quando o mínimo necessário é de 35 agentes.


O assessor técnico do Ministério da Saúde, Rodrigo Said, prefeito e vice durante visita a laboratório de rede pública
(Crédito: ACS/PMT)

TIMÓTEO ESPERA MAIS RECURSOS CONTRA DENGUE
 Em visita a Timóteo na manhã desta sexta-feira (1º), acompanhado de uma comitiva de técnicos dos governos federal e estadual, o assessor técnico do Ministério da Saúde, Rodrigo Said, garantiu recursos para a contratação de mais profissionais e compra de medicamentos. A partir de um diagnóstico da situação da dengue no município – o número de casos da doença, até o dia 28 de janeiro deste ano chegou a 2,4 mil –, Said adiantou que poderão ser obtidos mais recursos junto às Secretarias de Atenção à Saúde e de Vigilância Sanitária.

SURTO PREVISÍVEL
O prefeito Keisson Drumond (PT) recebeu em seu gabinete a comitiva de técnicos dos governos federal e estadual ao lado do vice Dr. Renato, que é médico, e dos secretários Ricardo Araújo (Saúde), Eduardo Carvalho (Governo) e Reginaldo Silveira (Fazenda), e depois os acompanhou a visitas em alguns pontos da cidade. Keisson aproveitou para falar sobre a situação que encontrou no governo e os esforços que estão sendo feitos para concluir a coleta de lixo e entulho e para combater a dengue.

Segundo o prefeito, não havia sequer medicamentos básicos, como paracetamol, nas farmácias da Prefeitura. Ele disse que o surto de dengue que a cidade enfrenta desde o final do ano passado “já era previsível”, tendo em vista o descaso com que a rede pública de saúde era tratada. “Estamos fazendo todos os esforços para enfrentar a dengue e retomar a normalidade, mas só conseguiremos vencer essa guerra se houver um engajamento da população e um apoio maior dos governos estadual e federal”, afirmou Keisson.

REIVINDICAÇÕES
Tendo em vista a necessidade de reorganizar a rede municipal de saúde e enfrentar a epidemia de dengue que vem assolando a cidade, Ricardo Araújo e o prefeito Keisson Drumond entregaram ao assessor técnico do Ministério da Saúde, Ricardo Said, um ofício solicitando o repasse de recursos financeiros para a montagem de uma estrutura permanente de combate à dengue, com 42 agentes de controle de endemias, quatro supervisores de campo, um supervisor geral, seis agentes para pontos estratégicos e bloqueio e dois motoristas.

A Prefeitura de Timóteo também solicitou verba para aquisição de quatro motocicletas, que seriam utilizadas para a rápida mobilização dos supervisores de combate à dengue entre os campos de trabalho e para transporte de sangue para exames, e de uma caminhonete para utilização do UVB (“fumacê”). Por fim, a PMT espera ainda a ajuda dos governos federal e estadual para uma campanha de mobilização social e conscientização popular.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com