Nacionais

Timóteo começa vacinação antirrábica na área rural

TIMÓTEO – A Secretaria de Saúde de Timóteo iniciará a vacinação antirrábica na área rural na quinta-feira 1º de Junho. A campanha, que vai até o dia 20 de Junho, percorrerá cerca de 20 localidades da zona rural de Timóteo, visitando as residências e imunizando cães e gatos contra a raiva no horário de 8 às 16 horas.
Proprietários devem ficar atentos para não perder a visita dos vacinadores. Serão vacinados os animais adultos e filhotes a partir dos 3 meses de idade. O Serviço de Controle de Zoonoses da Prefeitura deverá atingir a meta de 13.091 animais imunizados, sendo 11.878 cães e 1.213 gatos, total que inclui a campanha na área urbana.
Vacinação Urbana
Em Timóteo, depois da campanha rural, a vacinação contra a raiva urbana acontecerá no sábado, 1º de Julho, em 20 postos distribuídos nas várias regionais e, no dia 8 de Julho, em outras 20 localidades do município.

RAIVA
A raiva é uma doença viral infecciosa, transmitida por mamíferos. A transmissão da raiva se dá pela entrada do vírus contido na saliva do animal infectado, principalmente pela mordedura, arranhadura e lambedura de mucosas. O vírus entra no organismo, multiplica-se e atinge o sistema nervoso periférico, e posteriormente o sistema nervoso central.
Cães infectados com o vírus da raiva apresentam sintomas como: agressividade (ataca pessoas e objetos), tristeza (procura por lugares escuros), salivação excessiva, dificuldade para engolir, latido rouco e paralisia das patas posteriores.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com