Cidades

Timóteo busca recursos do BNDES

Possibilidade de investimentos foi tema de um encontro nesta sexta-feira (15) entre o prefeito e o vice-prefeito de Timóteo com a diretoria do BNDES

TIMÓTEO – A Prefeitura Municipal anunciou que vai buscar recursos junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para implantar programas de modernização administrativa e desenvolvimento econômico e social. O município também vai buscar financiamentos e benefícios para empresas da cidade, associações comunitárias e entidades.

Esses investimentos foram tema de um encontro nesta sexta-feira (15) entre o prefeito e o vice-prefeito de Timóteo, Keisson Drumond (PT) e Renato Araújo, respectivamente, com a diretoria do BNDES, na sede da instituição federal, no Rio de Janeiro. “Queremos otimizar o nosso parque industrial e fomentar o desenvolvimento econômico e social do município”, resumiu Keisson, que esteve no Rio acompanhado também do deputado federal Gabriel Guimarães e do prefeito de Santana do Paraíso, Antônio Afonso Duarte – Zizinho, ambos do PT.

O prefeito e o vice-prefeito de Timóteo foram recebidos pelo diretor de Infraestrutura Social do BNDES, Guilherme Narciso de Lacerda, responsável também pelas áreas de Meio Ambiente, Agropecuária e Inclusão Social, e por técnicos da instituição. Keisson também conheceu outros programas e linhas de financiamento federais, que, na sua avaliação, poderão ajudar Timóteo a “recuperar o tempo perdido”. Keisson reivindicou a abertura de linhas de financiamento e pediu apoio para ampliar e modernizar o Distrito Industrial de Timóteo.

MODERNIZAÇÃO
Uma das prioridades da Prefeitura de Timóteo, conforme projeto protocolado no BNDES nesta sexta-feira por Keisson Drumond, é o Programa de Modernização da Administração Tributária (PMAT), que prevê a aquisição de equipamentos e qualificação dos servidores municipais para melhorar e agilizar o atendimento à população em diversos setores do governo.

Keisson reivindica um financiamento da ordem de R$ 2,8 milhões para implantação da primeira etapa do PMAT. Com esse programa, a Administração pretende adquirir softwares, equipamentos e veículos para reforçar a prestação de serviços públicos e a fiscalização, além de modernização do sistema de cobrança do Imposto sobre Propriedade Territorial e Urbana (IPTU). “Precisamos modernizar a Prefeitura para fazer frente às necessidades de desenvolvimento da cidade”, resumiu o prefeito.

O diretor financeiro do BNDES disse que a orientação do ministro do Desenvolvimento Econômico, Fernando Pimentel, é para buscar o máximo de parcerias com municípios como Timóteo, que vêm sofrendo com a queda de arrecadação ao mesmo tempo em que veem ampliadas as demandas sociais.

Após o encontro com diretores e técnicos do BNDES no Rio de Janeiro, o prefeito de Timóteo informou que, em breve, haverá um encontro também com empresários da cidade, para apresentação de linhas de financiamento do órgão, e de programas de estimulo ao desenvolvimento e à geração de emprego e renda. “Nossos desafios são grandes, mas a nossa disposição de resolvê-los e o apoio que temos recebidos são maiores”, concluiu Keisson Drumond.

Banco tem outros projetos que interessam à PMT
Timóteo
– O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) possui várias linhas de financiamento para os municípios, sendo o Programa de Modernização da Administração Tributária (PMAT) um dos principais. O programa foi apresentado ao prefeito de Timóteo, Keisson Drumond (PT), pelo diretor da Área de Infraestrutura Social, Guilherme Lacerda.

Com recursos do BNDES, a Prefeitura de Timóteo pretende expandir e modernizar a infraestrutura de serviços públicos, além de uma gestão eficiente, em especial por meio do aumento das receitas e da redução do custo unitário de serviços com administração geral, saúde e educação. Os recursos podem financiar desde a compra de equipamentos até a estruturação de projetos sociais.

De acordo com Keisson, a Prefeitura de Timóteo pretende buscar ainda financiamentos para projetos de fortalecimento das capacidades gerencial, normativa, operacional e tecnológica da Administração.

Fundo Social
Outro programa do BNDES que, conforme Keisson Drumond, interessa a Timóteo, é o de inclusão socioprodutiva de catadores de materiais recicláveis, com recursos do seu Fundo Social. O banco apoia investimentos para compra de máquinas e veículos, capacitação, assessoria de gestão e formação de redes de comercialização.

O BNDES também disponibilizou para a Prefeitura de Timóteo o “Fundo Clima”, que pode financiar projetos para a implantação de infraestrutura cicloviária e sistema de aluguel de bicicletas, projetos de eficiência energética em prédios públicos e na iluminação pública, tratamento ou reciclagem de resíduos da construção civil, implantação de centros de informações, recomposição de cobertura vegetal com espécies nativas e projetos de racionalização de limpeza urbana.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com