Cultura

Timóteo abre Semana do Trânsito

Gesiane Barbosa, de 10 anos de idade, aluna da E.E. Capitão Egídio Lima, venceu o concurso do mascote, com o cone “Amiguinho Aviso”

TIMÓTEO
– Apesar da ampla divulgação da necessidade de uma comunidade ter um trânsito seguro, o que se tem visto, no Vale do Aço, é um alto número de acidentes e situações de risco acontecendo diariamente. Para reverter essa situação, a Semana Nacional do Trânsito está com uma ampla e diversificada programação, que vai de concurso de criação de mascote para o projeto Transitolândia a palestras realizadas no Centro Cultural da Fundação Aperam Acesita.

A comemoração da Semana está sendo realizada pela Aperam South América, por meio da Fundação Aperam Acesita e da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), e parceiros: 85ª Cia da Polícia Militar de Minas Gerais, Prefeitura Municipal de Timóteo, 3º Pelotão de Bombeiros Militar de Cel. Fabriciano, SAMU de Ipatinga, Rotary Club Acesita, Superintendência Regional de Ensino de Cel. Fabriciano, Sest/Senat e Movimento Trânsito Mais Seguro.

ATIVIDADES

Para dar início às atividades, na segunda-feira (16), foi entregue o prêmio à vencedora do concurso “Mascote do Trânsito”, realizado entre alunos do 4º ano do ensino fundamental das escolas públicas e particulares de Timóteo. A ganhadora de uma bicicleta novinha foi a jovem Gesiane Nunes Barbosa, de 10 anos de idade, aluna da E.E. Capitão Egídio Lima. Depois competir com outros 12 desenhos enviados por jovens de 12 escolas da cidade, o trabalho de Gesiane, apelidado de “Amiguinho Aviso”, foi escolhido para “tomar vida” e se tornar o mascote do projeto Transitolândia.

CONE
“Para fazer o desenho, pensei em coisas que aparecem no trânsito. Achei muito legal o cone porque ele ajuda a indicar onde as pessoas não podem parar. Por isso dei o nome de “Amiguinho Aviso”. Colori com as mesmas cores que costumo ver nos cones. Eu não imaginava que ganharia o prêmio. Fiquei muito feliz. O boneco, que fizeram a partir do desenho, foi do jeito que eu imaginava”, disse. O desenho foi produzido ao longo de uma semana em que os alunos, após uma visita à Transitolândia, realizaram pesquisas sobre o que é um mascote e em seguida passaram para as etapas de criação.

Andreza Teixeira, professora do 4º ano da E. E. Capitão Egidio Lima, conta que durante uma semana trabalhou com os alunos a questão da segurança no trânsito e o significado de um mascote. “Conseguimos conciliar a pesquisa em casa, trabalhos em sala de aula e a visita à Transitolândia. Achei muito interessante a proposta porque conseguimos tratar de um conhecimento que extrapola os limites da sala de aula. Falar de segurança é muito importante para o cotidiano deles e a temática também nos deu referência para ser tratada em leituras e outras disciplinas”.

PROGRAMAÇÃO
Durante toda a semana, está sendo realizada uma grande exposição no Bosque da Fundação Aperam Acesita. O local conta com estandes educativos e vídeos sobre trânsito.
Palestras também serão ministradas para a comunidade, alunos das escolas de Timóteo, empregados da Aperam e de Empresas Prestadoras de Serviço e Policiais Militares. O tema escolhido para este ano é “Álcool, outras drogas e a segurança no trânsito: efeitos, responsabilidades e escolhas”.


Estudantes participam de atividades em escola de Timóteo: educação desde a infância

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com