Internacionais

Tentativa de golpe na Venezuela fracassa e opositores se asilam

Depois de uma fracassada tentativa de tomar o poder na Venezuela que durou todo o dia e deixou o clima tenso em Caracas com dois feridos e 30 presos, o auto-proclamado presidente Juan Guaidó se refugiou na embaixada do Chile. Outro líder da oposição, Leopoldo Lopez, estava tentando se refugiar na embaixada francesa e 25 soldados venezuelanos foram asilados na embaixada brasileira. A crise na Venezuela que mobilizou a opinião pública e líderes mundiais não alcançou seu objetivo conforma preconizaram algumas avaliações ao longo do dia. O vice-presidente brasileiro Hamilton Mourão, por exemplo, disse que os opositores da Venezuela tinham ido para o tudo ou nada. “O Guaidó e o Leopoldo López foram para uma situação que não tem mais volta. Não há mais recuo. Depois disso aí ou eles vão ser presos ou o Maduro vai embora. Não tem outra saída para isso aí”, afirmou. Nem uma coisa, nem outra, mas mais próximo da primeira opção.

TENTATIVA DE GOLPE

O embaixador da Venezuela na ONU (Organização das Nações Unidas), Samuel Moncada, afirmou em Nova York que houve uma tentativa de golpe por parte do autoproclamado presidente interino, Juan Guaidó, e que essa iniciativa fracassou. Moncada também disse que o opositor Leopoldo Lopez, que deixou a prisão domiciliar para se juntar a Guaidó no começo da manhã, está refugiado na residência diplomática do Chile na Venezuela. “Ele pediu asilo, foi o que eu acabei de saber”, disse Moncada.

O embaixador classificou o levante organizado por Guaidó de “criminoso” e disse que havia um risco de “violência”, que acabou sendo frustrado pela ação rápida do presidente Nicolás Maduro e porque “ninguém acredita na autoridade” do opositor. “Não existe nenhum militar que considere esse senhor [Guaidó] autoridade de nada. Abusaram para criar uma guerra civil, mas o povo venezuelano triunfou”, afirmou Samuel Moncada.

AVENTURA DERROTADA

“Esses senhores, com essa aventura, foram derrotados, mas a derrota vai ter consequências”, afirmou. Questionado sobre se Guaidó será preso, o embaixador disse que não saberia explicar quais são os planos militares sob o comando de Maduro, mas que era ‘óbvio’ que Guaidó cometeu um crime contra o país. “Está aí para todo mundo ver. Em nome de potências estrangeiras”, disse o embaixador, se referindo ao apoio dos Estados Unidos a Guaidó. “[Ele, Guaidó] Deveria ser mandado para a prisão, mas vamos deixar a máquina do Estado agir, não posso falar em nome deles”, disse.

O embaixador disse ainda que fará uma denúncia pública na ONU da ação de Guaidó. “Foi um típico golpe militar, é clássico, mas fracassou, porque não tem raiz popular”, disse, complementando que Maduro está seguro no poder. “O presidente Maduro está seguro e vai ficar no poder ao menos pelos próximos 20 anos.”

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com